Instalações originais da Alba ganham nova vida

 

 

 

As antigas instalações da Alba, situadas no Largo Conselheiro Sousa e Melo, no centro de Albergaria-a-Velha, acabam de ser requalificadas e adaptadas a um novo fim. O edifício histórico está agora ao serviço do mercado habitacional.

 

A intervenção desenhada pelo gabinete Am_pm architects, e promovida por dois trinetos do fundador da fábrica, permitiu criar quatro apartamentos – com áreas entre os 60 e os 74 metros quadrados – sem alterar as características arquitectónicas existentes, demonstrando que é possível “intervir em património, sem o destruir”, destaca a arquiteta Ana Maio.

 

Atribuíram-se novos usos e valências sem adulterar a identidade e a génese do edifício, estava há alguns anos abandonado e a acusar a necessidade de ser intervencionado.

 

A Alba foi uma fundição que teve grande importância durante praticamente todo o século XX, tendo impacto nacional e nas ex-colónias e exportando para a Europa e Brasil. Empregava várias gerações de famílias, foi uma verdadeira escola de ofícios para a maioria dos jovens das terras vizinhas.

 

 

* Créditos das fotos: Paula Albuquerque Pinho

Partilhar

Post a Comment