Edição de 2023 do Prémio Aldónio Gomes dedicada à poesia

 

 

 

A Universidade de Aveiro está a promover mais uma edição do Prémio Aldónio Gomes. O prémio destina-se a galardoar um inédito de autor português ou de país de língua oficial portuguesa, na categoria de poesia.

 

Aldónio Gomes, lisboeta nascido em 1926, licenciado em Filologia Clássica, que foi professor, diretor da Telescola e secretário de Estado dos Ensino Básico e Secundário, foi também consultor da Fundação Calouste Gulbenkian e coordenador do seu Projecto de Expansão e Melhoria Qualitativa do Ensino da Língua Portuguesa, entre 1985 e 1995. Nessa qualidade, dinamizou a reformulação dos programas de ensino, a formação dos professores e a elaboração de manuais escolares, de todos os níveis de ensino, nos países africanos de língua portuguesa.

 

Aldónio Gomes “transformou cada missão técnica em pesquisa laboriosa de livros editados no país. E de tal modo esta prática se tornou habitual que era ele – o estrangeiro – que dava a conhecer aos professores nacionais o que tinha acabado de ser editado no seu país. Comprados, transportados muitas vezes na bagagem de mão por causa do peso, são esses livros – que constituem hoje parte do seu espólio bibliográfico – que a Universidade de Aveiro vai tornar úteis aos estudiosos das literaturas africanas de língua portuguesa”, escreve a viúva e também estudiosa e divulgadora das literaturas africanas de língua portuguesa, Fernanda Cavacas.

 

Entre as variadas atividades que desempenhou, associadas à divulgação e estudo da língua portuguesa e literaturas associadas, Aldónio Gomes foi também autor e apresentador de programas televisivos, como “A Falar É Que a Gente Se Entende” (RTP1, 1979), e participante regular noutros, como foi o caso do programa “Acontece”.

 

As obras a concurso podem ser enviadas, até ao dia 3 de março de 2023, por correio registado e com aviso de receção, ou entregues em mão na Secretaria do Departamento de Línguas e Culturas, em envelope fechado, com o seguinte endereço: “Prémio Literário Aldónio Gomes 2023”, Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, Campus Universitário de Santiago, Universidade de Aveiro, 3810-193 Aveiro.

 

O resultado do concurso será divulgado no dia 23 de maio de 2023. O autor da obra escolhida pelo júri verá a sua obra publicada e receberá 20 por cento da edição.

Partilhar

Post a Comment