
Nos próximos sábados, vai poder embarcar num comboio histórico a vapor
Nos próximos sábados, dias 10 e 17 de dezembro, está de volta o comboio histórico do Vouga. Uma inesquecível experiência, a todo o vapor pela Linha do Vouga, a única linha de via estreita em exploração em Portugal.
Com partida da Estação de Aveiro, às 13h35, esta viagem de comboio a vapor promete uma jornada memorável até Macinhata do Vouga, onde se prevê que chegue às 15h25. Além das animações a bordo, chegados a Macinhata, os visitantes poderão conhecer o Museu Ferroviário local e adquirir vários produtos locais. A viagem de regresso inclui uma paragem de, aproximadamente, 2 horas, em Águeda, para uma visita guiada às famosas iluminações e animações de Natal daquela cidade. A chegada a Aveiro está marcada para as 20h12.
Como é habitual nestes dias, a “icónica locomotiva a vapor CP E214 será acompanhada por três carruagens históricas de madeira (com capacidade total de 205 lugares) construídas na Bélgica (1908), Alemanha (1925) e em Portugal (1913), nas oficinas do Porto, pelos então Caminhos de Ferro do Estado”. Segundo anuncia a CP, o “comboio contará ainda com uma carruagem histórica Napolitana”, que foi construída na Itália nos anos de 1930.
A CP ressalva, porém, que “na eventual impossibilidade técnica de utilização da locomotiva a vapor”, as viagens “serão feitas com a locomotiva diesel 9004, usada no programa de verão do comboio”.
O bilhete pode ser comprado nas bilheteiras CP, bilheteira online ou em trânsito, pelo preço de 40 euros para adulto e 25 euros para crianças, dos 4 aos 12 anos.