Unidade Local de Saúde

CIRA apoia a criação de Unidade Local de Saúde e insiste na ampliação do Hospital

Unidade Local de Saúde

 

A direção executiva do SNS – Serviço Nacional de Saúde -, vai criar um grupo de trabalho para elaborar o plano de negócios da futura ULS – Unidade Local de Saúde – da Região de Aveiro. “Um passo importante e decisivo para a gestão integrada dos cuidados de saúde primários e hospitalares na região”, considera a CIRA – Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro -, que promete “acompanhar de perto este processo, dando os contributos que entenda importantes, garantindo a abertura a esses contributos e a informação regular sobre o desenvolvimento do processo”.

 

“A ideia principal é que a ULS faça a integração da prestação de cuidados de saúde aos cidadãos, facilitando a sua vida, reduzindo perdas de tempo no caminho entre os cuidados primários e os hospitalares, maximizando as capacidades técnicas e logísticas ao dispor e elevando a qualidade dos serviços, a sua qualificação e diversificação técnica e a sua proximidade e permanência juntos dos cidadãos”, explica a comunidade intermunicipal, em comunicado.

 

Para a administração da futura ULS da região, a CIRA indicará um representante que terá a “função principal de cuidar da relação da gestão dos cuidados de saúde com os cidadãos, tendo sempre a CIRA e os seus municípios associados como importantes parceiros no zelar por serviços de saúde permanentes e de qualidade”.

 

A CIRA aproveitou ainda para reiterar junto da direção do SNS a “absoluta prioridade” de continuar a investir na ampliação e qualificação do Hospital Infante D. Pedro, com a integração futura do Centro Académico Clínico da UA, apelando a que sejam utilizados os fundos comunitários do PRR ou do Portugal 2030.

Partilhar

Post a Comment