
Alerta para previsão de chuva forte na região
De acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), através da ANEPC – Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (CDOS – Comando Distrital Operacional de Socorro de Aveiro), prevê-se até 20 de dezembro (terça-feira), períodos de vento e de chuva forte e persistente (em especial entre as 00h00 e as 06h00 do dia 20 de dezembro).
Medidas de prevenção aconselhadas à população: garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas; adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias; não atravessar zonas inundadas, de modo a prevenir o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas; e garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas.
As autoridades recomendam, ainda, ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte; respeitar a sinalização temporária, na via pública; recolha de alfaias agrícolas e animais para fora dos leitos de cheia; não praticar atividades relacionadas com o mar/rio, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar/rio, evitando ainda o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima/ribeirinha; estar atento a possíveis situações de instabilização de taludes ou movimentos de massa, motivados pela infiltração de água, podendo ser potenciados pela remoção de coberto vegetal em áreas percorridas por incêndios rurais.