
Tradição do “banho do ano” regressa para dar as boas-vindas a 2023
Realizado pela última vez em 2020, o tradicional “Banho dos Magníficos”, na praia da Barra, estará de volta no primeiro dia do novo ano. Todos os anos, antes do despontar da pandemia de Covid-19 em Portugal – o que viria a obrigar ao cancelamento das edições de 2021 e 2022 – o evento atraía centenas de pessoas às águas, ao areal e ao paredão da Barra. A 1 de janeiro de 2023, o cenário não deverá ser diferente.
Na praia da Barra, a tradição de saudar o novo ano com um mergulho nas águas do oceano remonta a 1981. O “Banho do Ano” ou “Banho dos Magníficos”, que começou por iniciativa de Eduardo Raposo Rodrigues de Sousa – mais conhecido por “Atita” ou “o tubarão dos mares” –, um carismático professor de natação aveirense, está, desde 2012, à responsabilidade da Associação de Amigos da Praia da Barra.
Nesta edição, “aplicar-se-ão restrições especiais adaptadas à situação pandémica em vigor, mas há firme intenção da realização [do Banho do Ano, na praia da Barra], com respeito por todos os preceitos de segurança”, assegura a câmara municipal de Ílhavo, entidade parceira na organização deste evento, no seu site.
O Banho do Ano na praia da Barra está marcado para as 11h00. À mesma hora, mas na praia da Vagueira, faz-se às “águas refrescantes” do Atlântico outro um grupo de corajosos.
“Não há frio que demova a tradição”, garante a organização desta iniciativa, a cargo do NEVA – Núcleo Empresarial de Vagos e do município de Vagos, que convida toda a comunidade a “dar as boas-vindas ao novo ano” com um mergulho no mar, a participação nas atividades lúdicas previstas e um pequeno-almoço especial com direito a espumante, chocolate quente e sandes de leitão (11h30).
Importa, ainda, referir que, na praia da Vagueira, o primeiro mergulho do ano é uma iniciativa de cariz solidário. Este ano, o apoio reverterá a favor da Associação de Solidariedade Social e Cultural de Santo André de Vagos.