AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Encontro aberto do Conselho Geral da UA discute legado do 25 de Abril

Sociedade

 

 

Analisar e debater o legado da Revolução de Abril e lançar um olhar sobre os desafios societais do futuro são os grandes objetivos do 3.º Encontro Aberto do Conselho Geral da Universidade de Aveiro (UA). A sessão decorre a 10 de abril, no Grande Auditório do Centro de Congressos de Aveiro.

António Oliveira, presidente do Conselho Geral da UA e presidente da OLI, José Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro, e Paulo Jorge Ferreira, Reitor da UA, são alguns dos oradores da sessão.

No palco estarão também Eduardo Marçal Grilo, ex-presidente do Conselho Geral da UA e antigo ministro da Educação, Luísa Loura, diretora da PORDATA, Daniel Bessa, antigo ministro da Economia, Paula Arriscado, diretora da Divisão Corporativa Pessoas, Marca e Comunicação – Salvador Caetano, e Luís Aguiar-Conraria, presidente da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho.

Em ano em que se assinala o 50.º aniversário do 25 de Abril e meio século de vida da UA, e ciente da importância de cada uma das datas, o Conselho Geral da UA pretende reunir, em mais um encontro aberto à sociedade, um conjunto de personalidades para analisar e debater o legado da Revolução de Abril e para lançarem pontes para a construção de uma sociedade e de uma região mais desenvolvidas, justas e sustentáveis. O encontro irá, também, refletir sobre o papel fundamental que a UA do presente e do futuro pode e deverá assumir nesses processos.

Assim, no período da manhã, os trabalhos vão incidir sobre uma retrospetiva analítica da evolução do país e da região de Aveiro nos últimos 50 anos e, naturalmente, sobre o contributo da UA, nas suas várias dimensões, para essa (r)evolução.

Campus Jazz Publicidade

Destaques para o tema “Evolução do país nos últimos 50 anos”, que será proferido por Eduardo Marçal Grilo, para a análise da “Evolução do sistema de ensino entre 1974 e 2024”, a realizar por Luísa Loura, e a “Evolução da região de Aveiro nos últimos 50 anos e contributo da UA” por Daniel Bessa.

No período da tarde, os trabalhos debruçar-se-ão sobre o papel transformador das Instituições de Ensino Superior de futuro e, em particular, o da UA.

Assim, o tema “A UA no mundo” estará a cargo de Paulo Jorge Ferreira, “O Ensino Superior e o futuro” por Luís Aguiar-Conraria e “O perfil profissional e as empresas do futuro” por Paula Arriscado.

O programa pode ser consultado na página do evento.

Para participar no Encontro, que está associado ao programa comemorativo dos 50 anos da Academia, é necessário inscrição, que deve ser submetida através do formulário disponível online.

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.