
OLI superou os 75,5 milhões de euros em 2022
Em 2022, a empresa aveirense OLI, o maior produtor de autoclismos da Europa do Sul, registou um volume de negócios de 75,5 milhões de euros, o que representa um crescimento de 7%, face ao período homólogo. Este é o volume de negócios mais elevado de sempre da empresa portuguesa. Para este ano, é estimado um crescimento global de 8%.
No ano passado, as exportações da OLI cresceram 16% e representaram 75,6% do total de vendas. As soluções de banho desenvolvidas e produzidas no complexo industrial em Aveiro, nomeadamente autoclismos, placas de comando e mecanismos, foram enviadas para mais de 85 países dos cinco continentes.
O crescimento internacional foi impulsionado, sobretudo, pelos mercados do Norte de África, em particular o Egipto e a Tunísia, que aumentaram 142%. Na Europa, a geografia onde a marca tem crescido continuamente nos últimos anos, as vendas abrandaram, tendo registado nos mercados da Europa central e de Leste, uma diminuição de 2% das vendas.
A guerra entre a Rússia e a Ucrânia teve um impacto negativo no exercício de 2022 da OLI, com as vendas nestes dois países a serem residuais. Antes do conflito, em 2021, a Rússia e a Ucrânia representavam 6.3% das vendas totais da empresa. No continente europeu, Portugal foi uma exceção ao registar um crescimento de 9%, representando 23% das vendas totais de 2022.
Para a OLI, 2022, para além de ter sido um ano de crescimento moderado, foi um ano de investimento em Portugal. Cerca de 12 milhões de euros foram aplicados na ampliação do complexo industrial, cuja inauguração está prevista para o primeiro semestre do ano, no aumento da capacidade produtiva, no desenvolvimento de novos produtos e no reforço dos Sistemas e Tecnologias de Informação.
“Em 2023, conscientes da incerteza e da instabilidade na Europa, iremos apostar em geografias como o norte de África e o Médio Oriente, onde queremos consolidar os resultados obtidos no ano passado e crescer ainda mais em vendas. Para concretizarmos os objetivos de crescimento, iremos apostar na melhoria do serviço ao cliente e no lançamento de novos produtos com maior incorporação de tecnologia e valor acrescentado com benefícios ao nível da sustentabilidade e da saúde e bem-estar das pessoas”, refere António Ricardo Oliveira, administrador da OLI.