
Ílhavo acaba de ganhar uma “pastelaria nada convencional”
Podia ser uma pastelaria igual a tantas outras mas, garantidamente, não o é. Na Junes Patisserie as vitrines são preenchidas, diariamente, com bolos adaptados a todas as restrições alimentares, juntamente com salgados e baguetes francesas de fermentação natural. Tudo menos os produtos que encontra nas tradicionais pastelarias portuguesas. Pode encontrá-la na Rua Vasco da Gama (nº 29 D), em Ílhavo.
Inaugurada no passado dia 21 de janeiro, é a concretização de uma ideia que já andava há “muito, muito tempo” na cabeça de Bárbara Junes. “A paixão pela pastelaria vem de longe, mas sempre tentando que seja diferente do que há por todo o lado. Tenho ganho um gosto particular pela pastelaria francesa e tentar adaptá-la à minha própria veia criativa tem sido um desafio que me tem dado muito gozo”, introduz.
Apesar de trabalhar em pastelaria alternativa há mais de cinco anos, Bárbara Junes nunca tinha tido um espaço aberto ao público. “Frequentemente, ouvia dos meus clientes coisas como ‘quando abres a tua pastelaria?’. Chegou a altura quando senti que era o tempo certo e quando recebi o convite do meu amigo Márcio para se juntar a mim e fazer acontecer”, enquadra.
Nesta “pastelaria nada convencional”, que “tem muito de inspiração francesa”, “a qualidade é o ingrediente principal”, frisa. Os produtos “estrela” da casa são “as sobremesas/bolos de vitrine, precisamente pelo caráter de autor que têm e por serem tão variados e diferentes”.
A estes juntam-se “os bolos de aniversário e de festa e o pão de fermentação natural. Apesar de não sermos uma padaria, sabemos o peso que o pão tem na mesa dos portugueses e, como tal, não o podíamos deixar de fora”, explica Bárbara Junes, notando: “tendo em conta as características da pastelaria, quisemos que fosse de qualidade superior, daí optarmos pela fermentação natural”.
A Junes está aberta de terça a sábado, das 8h30 às 18h00, sendo que ao sábado tem um menu especial de brunch. Durante a semana, há menus almoço com os salgados da casa e as baguetes francesas de fermentação natural, assim como pequenos almoços e lanches.