AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Berbigão volta a ser rei em vários restaurantes do município de Ílhavo

Gastronomia

O “Vamos aos Cricos! – Festival Gastronómico de Produtos da Ria” regressa para mais uma edição, de 29 de março a 1 de maio. 

 

 

O “Vamos aos Cricos! – Festival Gastronómico de Produtos da Ria” regressa aos restaurantes, petisqueiras e cafés do Município de Ílhavo, de 29 de março a 1 de maio, prosseguindo a aposta da Câmara Municipal na promoção dos produtos da ria e da economia local.

A Ria de Aveiro atravessa, em várias zonas, o Município de Ílhavo, e nas suas águas salgadas e pouco profundas está o habitat perfeito para os bivalves, de qualidade ímpar.

Destas águas, chegam à mesa o crico (ou berbigão), o mexilhão, a navalha (longueirão ou lingueirão), a amêijoa, o choco e a ostra.

O crico é, sem dúvida, o mais autêntico da Ria. Em 2022, os cricos da Ria de Aveiro representaram mais de 80% da quantidade total capturado em Portugal. Nesse mesmo ano, o choco da Ria representou 37% do total nacional, o mexilhão, 27%, e a amêijoa, 24%.

São, por isso, muitas as famílias do Município de Ílhavo que se dedicam a esta atividade artesanal, que tem passado de geração em geração. Atualmente, existem cerca de um milhar de mariscadores licenciados na Ria, sendo que a captura de bivalves e a pesca do choco da Ria representaram mais de 8 milhões de euros para a economia da Ria de Aveiro em 2022 (dados do INE para a lota de Aveiro, situada no Porto de Pesca Costeira na Gafanha da Nazaré).

Celebrando este património biológico e alimentar, o “Vamos aos Cricos” cumpre, assim, os objetivos de promoção da gastronomia local; estimulação dos circuitos curtos e legais da economia local; bem como o consumo destes produtos no município, em especial nos restaurantes, cafés e petisqueiras, que incluem no menu um conjunto de pratos ou petiscos com estes produtos como ingrediente principal. As experiências gastronómicas e os estabelecimentos aderentes podem ser consultados em visitilhavo.pt.

Campus Jazz Publicidade

Como complemento às experiências gastronómicas, o festival inclui a atividade “Vamos aos cricos com quem sabe!”, no dia 6 de abril, sábado, às 9h00, no Canal de Mira da Ria de Aveiro. Em pleno Canal de Mira, um dos mariscadores da Ria de Aveiro, e associado da APARA, descreve as espécies de bivalves da Ria,  explica como e quando se apanham, quais os tamanhos mínimos e fala sobre este modo de vida tão tradicional da Ria de Aveiro e as suas gentes. A iniciativa inclui, também, uma componente de sensibilização ambiental e, principalmente, viver-se-á a “nossa” Ria! A atividade, para maiores de 12 anos, tem inscrição gratuita, bastando enviar email para turismo@cm-ilhavo.pt.

O “Vamos aos Cricos! – Festival Gastronómico de Produtos da Ria” é promovido pela Câmara Municipal de Ílhavo, em parceria com a APARA - Associação de Pesca Artesanal da Ria de Aveiro.

Restaurantes aderentes: A Praia do Tubarão, Bronze Seafood & Lounge Bar, Canastra do Fidalgo, Clube de Vela, Dom Fernando, Duna do Meio, Estrela do Mar, Marisqueira Costa Nova, Marisqueira da Barra, O Gafanhoto, Peixe na Barra, Praia do Farol, Sétimo Beach Club, Taberna Nobe e Traineira. Cafés aderentes: Café Luz do Sol e Café Farol.

 

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.