AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Expobairrada junta 160 expositores e promete 31 espetáculos em cinco dias

Região

A edição deste ano da Expobairrada, que se vai realizar no Espaço Inovação, em Oliveira do Bairro, entre 5 e 9 de julho, vai contar com 160 expositores e 15 restaurantes, bem como vários espaços de animação e equipamentos de diversão para crianças.

Jorge Pato, vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, explica que aumentou “o número de restaurantes, que passam a 15, e de espaços de comidas rápidas, aumentando a possibilidade de escolha e reduzindo os tempos de espera, para que os visitantes, e em especial as famílias, possam almoçar e jantar no recinto, apreciando a gastronomia bairradina, que é única”.

Os bilhetes/pulseiras para o evento estão à venda no Quartel das Artes Dr. Alípio Sol, em Oliveira do Bairro, no horário deste equipamento (terça a sexta-feira, das 10h30 às 12h30 e das 13h30 às 18h30). As bilheteiras do Espaço Inovação estarão abertas no período de funcionamento do certame, a partir das 18h00, nos dias 5, 6 e 7 de julho, e das 11h00, nos dias 8 e 9 de julho (sábado e domingo).

Os bilhetes de acesso ao recinto terão um custo de 2,5 euros por dia, à exceção de domingo, que é de entrada gratuita. O bilhete geral, válido para todos os dias, tem o preço de 7,5 euros.

A Expobairrada 2023 vai contar com 31 espetáculos em cinco dias, nos três palcos espalhados pelo recinto. A abrir o certame, a 5 de julho, quarta-feira, vai estar Nininho Vaz Maia, artista que mistura o flamenco, o pop e a tradição cigana num estilo único, somando perto de 85 milhões de visualizações no seu canal oficial no youtube.

O primeiro dia de concertos conta também com a atuação de Mizzy Miles, um dos grandes nomes do hip-hop e da música urbana nacional, somando, em poucos anos de atividade, sete temas de platina e sete de ouro.

No dia seguinte é a vez de Chico da Tina se estrear na Expobairrada, com o seu hip hop/trap, potencialmente acompanhado… à concertina minhota! O seu mais recente álbum, “E Agora Como é Que É”, lançado em finais de 2021, deverá marcar a atuação do irreverente Francisco da Concertina. De irreverência se faz também o hip hop de Lon3r Johny, que atuará antes de Chico da Tina.

Para sexta-feira, dia 7, o palco principal vai contar com a energia contagiante dos Putzgrilla, que vão trazer a sua mistura explosiva de música eletrónica de dança com ritmos africanos e latinos, passando pelo funk brasileiro.

No mesmo dia, e a encerrar o palco principal, estará Mariza, uma das grandes divas da música portuguesa. Para além das fronteiras do nosso país, a cantora de “Chuva” e “Quem me dera” tornou-se numa embaixadora de Portugal e da portugalidade, alcançando vários prémios internacionais na área da “world music”. Espera-se um concerto inesquecível por parte de uma das vozes mais marcantes da música portuguesa.

A noite de sábado fica guardada para o rock e para o revivalismo, com os míticos Xutos & Pontapés e o projeto de DJs “Smells Like 90’s“. Dos Xutos já tudo se disse e cada concerto é sempre um acontecimento, sendo muito provavelmente a banda portuguesa mais intergeracional, com fãs de, literalmente, quase todas as idades.

O palco principal da Expobairrada 2023 encerra no domingo com Tiago Bettencourt, acompanhado pela União Filarmónica do Troviscal. O cantor e compositor de “A Carta” e “Se me deixasses de ser” apresenta-se no Espaço Inovação muito bem acompanhado por uma banda filarmónica do concelho de Oliveira do Bairro, num registo que emprestará às suas canções um toque de epicidade. Um espetáculo a não perder.

Tenda de vinhos e espumantes

A Expobairrada apresenta um espaço específico para a promoção de vinhos e espumantes da região, que permite o contacto direto dos produtores/engarrafadores com o público, com provas dos melhores néctares da região.

Numa tenda decorada a rigor, coordenada pela Rota da Bairrada, com os vários espaços dimensionados para provas e para o desenvolvimento dos negócios, os vinhos e espumantes ganham especial destaque nesta feira, num espaço que logo no ano de inauguração, em 2018, ganhou notoriedade e por onde passaram milhares de pessoas.

Com o certame focado em mostrar o que de melhor se faz na região, muito em particular no Coração da Bairrada, faz todo o sentido destacar este cluster que mostra um crescimento interessante em termos regionais, bem como ao nível do Concelho de Oliveira do Bairro, que nos últimos anos tem vindo a assistir ao crescimento de alguns produtores, ao surgimento de novos e à consolidação de outros. A tenda de vinhos e espumantes é, assim, mais um espaço de passagem obrigatória onde se pode provar e sentir a Bairrada ao longo de todo o certame.

Responsabilidade ambiental

A Expobairrada tem, ao longo dos anos, procurado implementar medidas de valorização e promoção da responsabilidade ambiental. Neste certame irão ser utilizados copos reutilizáveis, evitando a utilização de copos descartáveis no recinto da Expobairrada e serão disponibilizados pontos/bebedouros de água potável, da rede pública, para consumo dos visitantes. Os fumadores vão receber cinzeiros portáteis e, em vários pontos do recinto, vão existir cinzeiros altos de exterior para deposição de beatas de forma a evitar a contaminação da água e dos solos.

No âmbito da estratégia de gestão de resíduos do município, o recinto da Expobairrada irá contar com diversos ecopontos para a correta separação dos resíduos. Para além dos contentores habituais, para resíduos de papel e cartão, plástico e metal, de vidro e lixo comum, vão existir contentores para a recolha de biorresíduos. Estes contentores de cor castanha, vão permitir encaminhar para compostagem todos os resíduos biodegradáveis produzidos pelos visitantes, restaurantes, tasquinhas e roulottes presentes neste certame.

No recinto do certame, a recolha dos resíduos é feita com recurso a um veículo elétrico, de forma a minimizar o seu impacto ambiental.

Automobilia Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.