Restaurante Abílio Marques: há 60 anos a servir os aveirenses

 

 

 

É um nome incontornável para quem é da região de Aveiro, detentor de uma longevidade que lhe permitiu marcar várias gerações. Será difícil encontrar algum aveirense – classificação na qual cabem também os habitantes dos municípios vizinhos – que não soletre o seu nome assim que vêm à baila iguarias como o frango de churrasco, o arroz de miúdos ou o leitão. Sim, falamos do Restaurante Abílio Marques, localizado no Bonsucesso, em Aradas, município de Aveiro, e que está este ano a comemorar o seu 60º aniversário, sem a mínima vontade de se reformar.

 

Tudo começou com uma pequena mercearia, nascida do espírito empreendedor de Abílio Marques e a mulher, Maria Ratola Coelho. Aos bens habituais, o casal começou a juntar também, passado algum tempo, a venda de petiscos, atraindo “as pessoas que vinham do trabalho e paravam para comer qualquer coisa”, conta Manuela Marques, nora do casal empreendedor que acabou por se lançar na aventura de abrir um restaurante. Certamente, ainda longe de imaginar que seria uma das principais referências da gastronomia aveirense.

 

O restaurante foi obrigado a crescer, a ganhar novas salas, mas nunca perdeu o fôlego. Nem mesmo na altura da pandemia – o take away ajudou a segurar o barco. O segredo? “O trabalho, a dedicação e o esforço”, aponta, por seu turno, Dinis Lebre, outro dos gerentes do restaurante e genro dos fundadores. Talvez seja esse outro dos segredos do sucesso, a ligação da família ao negócio – além de Dinis e Manuela, também Abílio Marques e Rosa Maria Marques, filhos do casal fundador, continuam de pedro e cal na casa. “É importante este espírito familiar”, reconhecem.

 

Poucos restaurantes terão tanta história e estórias para contar, dando guarida e palco a inúmeros momentos festivos dos aveirenses. Será extensa a lista de casamentos, baptizados e aniversários que ali tiveram lugar, marcando várias gerações.

 

Para o futuro, os planos são os de sempre. Manter a casa fiel às suas caraterísticas originais, em especial no que toca à boa comida e às especialidades que a ajudaram a tornar-se um ícone. A lista é grande, mas o bacalhau com natas, o arroz malandro, o leitão à Bairrada e o franguito de churrasco permanecem as estrelas da casa.

 

 

 

Partilhar

Post a Comment