
Centro de Recolha de Animais de Ílhavo com melhores instalações
O Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Ílhavo (CROACI) ganhou mais espaço e melhores condições de receção e acolhimento de pessoas e animais. A obra, que resulta de um investimento total de 82.191,66 euros, foi inaugurada esta segunda-feira e veio permitir que aquela estrutura passe também a acolher gatos.
Localizado junto aos Armazéns Gerais, na Gafanha de Aquém, em Ílhavo, o CROACI dá abrigo a animais de raça pura ou “puros” rafeiros, que foram, na sua maioria, abandonados e posteriormente capturados, não tendo sido reclamados pelo seu dono dentro do prazo previsto por Lei (15 dias). Atualmente, o CROACI conta com 21 cães, quase todos disponíveis para adoção.
Segundo adiantou a autarquia, em 2022, foram recolhidos na via pública 85 animais e entregues no CROACI 11. Foram restituídos ao seu dono 27 e adotados 64.
Este investimento no CROACI – que contou com o financiamento de 15 mil euros, no âmbito do Programa de Concessão de Incentivos Financeiros para a Construção e Modernização de Centros de Recolha Oficial de Animais de Companhia – é mais exemplo do trabalho que a autarquia ilhavense tem vindo a fazer no âmbito da defesa dos animais. O vereador e vice-presidente João Semedo recordou o investimento já realizado no programa de esterilização, assim como com o programa cheque veterinário e a oferta de leitores de microchips à GNR.