AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Tim Bernardes e Camané entre os destaques do 23 Milhas

Artes

O 23 Milhas, projeto cultural do município de Ílhavo, apresenta a programação para os últimos quatro meses de 2022, num quadrimestre marcado pelo regresso do ciclo Cânticos das Sereias, pela passagem de Tim Bernardes pela Casa da Cultura de Ílhavo, pelos festivais Milha - Festa da Música e dos Músicos de Ílhavo e do LEME - Festival de Circo Contemporâneo, por um fim-de-semana e uma exposição que desafiam à reflexão sobre a acessibilidade na cultura e pela produção “O Anel do Unicórnio”, do Teatro do Elétrico.

Setembro arranca com o ciclo Cânticos das Sereias, que teve uma edição única em 2016, no Cais Criativo da Costa Nova, e que convida quatro vozes de revolução, inquietação e empoderamento no feminino. A garota não (4 setembro), Rita Vian (11 setembro), Joana Alegre (18 setembro) e Vaarwell (25 setembro) são artistas que escolheram a cantiga como arma e catarse e que, junto ao mar, encerram os dias de praia nos domingos de setembro, a partir das 18:00. Também em setembro, nota para a reposição do concerto adiado de Camané (9 setembro), o espetáculo para bebés “Pico Piu” (11 setembro), da Passos e Compassos e o espetáculo “E tudo o morto levou” (24 setembro), de Marina Mota.

Outubro começa com as comemorações do Dia Mundial da Música, através dos espetáculos “Ars Ad Hoc”, da Arte no Tempo, e “Gestos Invisíveis”, da Sonocospia, ambos no dia 2 de outubro, no Laboratório das Artes do Teatro da Vista Alegre. No dia 14 de outubro acontece um dos pontos altos do quadrimestre, com a passagem do cantautor brasileiro Tim Bernardes pela Casa da Cultura de Ílhavo para apresentar o seu novo disco “Mil coisas invisíveis”. O mês encerra com um fim-de-semana destinado ao debate sobre acessibilidade na cultura através dos espetáculos “Língua” (28 outubro), da Estrutura, e de “C_Vib” (29 outubro), de Yola Pinto e Simão Costa, projetos que exigem uma reflexão na forma como os espetáculos não são, na maior parte das vezes, feitos para todos. “Língua “ é um espetáculo em língua gestual portuguesa e “C_Vib” desafia os participantes a sentirem o som através de outros sentidos. Conta ainda com uma exposição, no foyer da Casa da Cultura de Ílhavo, que inaugura no dia 5 de outubro.

O mês de novembro arranca com a Milha, a Festa da Música e dos Músicos de Ílhavo, de 4 a 6, que aposta na produção e na programação locais. Segue-se, na Casa da Cultura de Ílhavo, “O Anel do Unicórnio - uma ópera em miniatura” (12 de novembro), uma grande produção do Teatro do Elétrico, com libreto de Ana Lázaro,música de Martim Sousa Tavares e encenação de Ricardo Neves- Neves. Na mesma noite celebra-se a Noite Europeia do Circo, com a Team Braga, mas no palco da Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré. Ainda em novembro, e mantendo a parceria com a Universidade de Aveiro, regressam os Festivais de Outono.

Para dezembro, fica reservado o festival LEME, que começa ainda a 30 de novembro e termina a 4 de dezembro, juntando em Ílhavo profissionais, entusiastas e companhias internacionais de circo contemporâneo. Ainda em dezembro, nota para o concerto da Orquestra Filarmonia das Beiras, no dia 11 de dezembro, na Casa da Cultura de Ílhavo.

Além da programação regular e dos festivais, acontecem as já habituais residências artísticas, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré. No que diz respeito ao espaço Planteia, hiberna, respeitando o tempo da natureza, fechando com um plantio de outono aberto à comunidade, no dia 23 de outubro. Nos próximos dias, há bilheteiras abertas nos espaços físicos do 23 Milhas e online.

Automobilia Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.