"O Meu Nariz É Árabe"

Centro de Artes de Águeda recebe estreia nacional de “O Meu Nariz É Árabe”

"O Meu Nariz É Árabe"

 

“O Meu Nariz É Árabe” é uma cocriação entre a associação cultural d’Orfeu e a Companhia João Garcia Miguel, com a participação dos Clarinetes Ad Libitum. A estreia está marcada para 18 de março (sábado), às 21h30, no CAA – Centro de Artes de Águeda.

 

De acordo com o comunicado da associação aguedense, o espetáculo inspira-se na poesia de Al-Mu’Tamid, nascido em Beja, em 1040, no seio de uma família da elite árabe do chamado Al Andaluz. “Com apenas 13 anos encabeçou um cerco militar à cidade de Silves, tendo-lhe sido atribuído o cargo de governador daquele importante porto fluvial algarvio. É em Silves que conhece e que se deixa “enamorar” por outro dos principais poetas e pensadores do espaço hispano-árabe: Ibn’Ammar. Com a morte de seu pai, Al-Mu’Tamid assume o trono do reino taifa de Sevilha, entregando o governo de Silves ao seu amigo. Ibn’Ammar acabará por ser requisitado para a corte de Sevilha, mas a sua extrema ambição e o ciúme doentio que nutria pela esposa favorita do rei, Itimad, levaria a que o próprio AlMu’Tamid o acusasse de traição e o tivesse massacrado à cutelada com as suas próprias mãos.

 

Al-Mu’Tamid é feito prisioneiro, levado para um cárcere no interior de Marrocos, Aghmat, onde morre em 1095. É no período de cativeiro que produz as peças mais pungentes de uma obra que acabaria por ter eco em todo o mundo árabe, acabando por integrar, inclusive, o cancioneiro fundamental das Mil e Uma Noites. Aghmat ainda hoje é local de peregrinação de amantes e poetas”, pode ler-se, em jeito de contextualização do espetáculo, no site da d’Orfeu.

 

Com texto e direção de João Garcia Miguel, “O Meu Nariz É Árabe” tem músicas de Artur Fernandes e leva a palco sete intérpretes: Luís Fernandes, Gustavo Antunes, Rafael Zink e os quatro músicos de Clarinetes Ad Libitum (Nuno Pinto, José Ricardo Freitas, Luís Filipe Santos e Tiago Abrantes).

 

Os bilhetes estão à venda no local e em ticketline.pt.

 

 

*Foto: Ana Filipa Flores (d’Orfeu AC)

Partilhar

Post a Comment