215º aniversário da abertura da Barra celebrado até novembro

 

 

O programa comemorativo arranca já no próximo dia 27 de março e estende-se até ao dia 3 de novembro. A Administração do Porto de Aveiro (APA) vai assinalar os 215 anos da abertura da barra – a obra ficou concluída a 3 de abril de 1808 – com uma série de iniciativas, entre as quais se inclui a habitual comemoração do Dia do Porto de Aveiro, a 3 de abril.

 

Neste ano em que se dá a “feliz coincidência”, notou Eduardo Feio, presidente da estrutura portuária aveirense, de se celebrarem também os 100 anos da publicação dos estatutos da JARBA (Junta Autónoma da Ria e Barra de Aveiro) e os 25 anos da APA, SA., justifica-se um programa mais extenso e com várias propostas abertas à comunidade em geral.

 

O pontapé de saída será dado com a iniciativa “A escola vai ao porto”, a partir de dia 27 de março, seguindo-se, a 2 de abril, o Dia Aberto de Aveiro (os interessados em visitar a estrutura portuária devem inscrever-se previamente). No dia 3 de abril, acontece a cerimónia evocativa do aniversário do Porto de Aveiro, marcada para o Laboratório das Artes da Vista Alegre. Ainda em abril, a 27, acontece o seminário internacional “Crescimento ferroviário no corredor ibérico – desafios e oportunidades”.

 

O programa prossegue, depois, a 5 de maio, com visitas ao Porto da Figueira da Foz. Nesse mesmo mês, mais concretamente no dia 18, será promovido, no Luso, Mealhada, o seminário “Os portos – alavanca da economia regional”.

 

A APA reservou para 29 de julho um dos momentos mais vistosos da comemoração: o Farol da Barra servirá de cenário para um espetáculo de video mapping.

 

As celebrações serão, depois, retomadas em novembro. No dia 2, será lançado um livro evocativo nos trabalhadores do Porto de Aveiro. A 3 de novembro, a fechar o programa, será promovida uma cerimónia evocativa dos 25 anos da APA, SA.

 

Em tempo de aniversário, a administração da estrutura portuária aveirense anuncia ainda a criação do “Portos Ideias Factory”, que pretende ser “um espaço de reflexão sobre o passado, presente e futuro” e envolve também o porto da Figueira da Foz, além da estrutura aveirense.

 

 

Partilhar

Post a Comment