
Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos disputa-se esta sexta na UA
A grande final do 16º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, que reunirá cerca de dois mil alunos dos ensinos Básico e Secundário vindos de todo o país, está agendada para 24 de março, na Universidade de Aveiro (UA).
Esta competição é promovida anualmente, desde 2004, pela Associação Ludus, a Associação de Professores de Matemática, a Sociedade Portuguesa de Matemática e a Agência Ciência Viva. A edição deste ano letivo é organizada localmente pela Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, pelo Departamento de Matemática da UA e pelo Projeto Matemática Ensino (PmatE).
Neste campeonato disputar-se-ão seis jogos (Semáforo, Cães & Gatos, Rastros, Produto, Dominório e Atari Go), distribuídos por doze categorias. Para esta edição do Campeonato, estão inscritos cerca de dois mil alunos, de aproximadamente 350 escolas do Ensino Básico e Secundário de todo o país.
Ao longo de todo o dia, das 9h00 às 17h00, o Pavilhão Aristides Hall, na Universidade de Aveiro será o palco das competições, sendo que as eliminatórias acontecem de manhã e as finais ocorrem da parte da tarde. A cerimónia de entrega de prémios está prevista para as 17h00.
Paralelamente às competições, decorre um vasto programa de atividades para proporcionar aos participantes momentos lúdicos, interativos e científicos. Experiências, shows, palestras, jogos e workshops são apenas algumas das atividades propostas a todos os interessados em passar um dia diferente no campus da UA.
Competição inclusiva
O Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos é também uma competição inclusiva. Está preparado para receber alunos com baixa visão ou cegueira que utilizem jogos adaptados. O evento contará, também, com a participação de alunos surdos, tendo sido disponibilizadas no site oficial do evento (destaque “Jogos Matemáticos”) as regras dos jogos em Língua Gestual Portuguesa (https://www.ua.pt/pt/fabrica/cnjm-jogos- matematicos).