
Agora Aveiro planta cerca de 1.000 novas árvores em Estarreja
Se, por acaso, passar pela Estrada Nacional 109, ali mesmo ao lado do Mercado Municipal de Estarreja, aproveite e vá espreitar os novos moradores das margens do Antuã. E se os achar simpáticos, aproveite e passe também a dar as boas vindas aos novos moradores do Rio do Cabrão, na freguesia de Canelas e Fermelã. Foram estes os dois locais reflorestados pela 4ª edição do projeto ‘Plantar o Futuro’.
Passou mais uma edição do projeto, e a fórmula repetiu-se. Chegada a altura apropriada para as plantações, que por norma não é tão tardia, a associação Agora Aveiro foi entregar as árvores à terra. Com a época de chuvas a mostrar-se bem renhida, este ano, as plantações tiveram de ser adiadas, decorrendo nos últimos dois sábados, dias 18 e 25 de março.
Esta edição chega ao fim com cerca de mil árvores plantadas, em dois dias e com a ajuda de cerca de 100 voluntários. Números são apenas números, no entanto, acreditamos que estes sumarizam algo que pintará uma bonita paisagem. Às espécies que foram entregues na Universidade de Aveiro, em outubro – carvalhos-alvarinhos, bétulas, salgueiros-brancos, amieiros, freixos e pilriteiros juntaram-se outras, entre as quais loureiro, azevinho e cedro. Assim, mantiveram-se longe as tão comuns monoculturas e garantiu-se a tão necessária diversidade de espécies,
Como de costume, a ação contemplou não só a plantação de árvores em sítios afetados por incêndios ou com necessidade de recuperação, mas também incluiu um passeio guiado, desta vez pelo percurso do Rio Jardim, em Salreu, e pela Ribeira do Cabrão, em Canelas. Este passeio permitiu que os participantes ficaassem a conhecer um pouco mais da fauna e flora da região de Aveiro e entendam conceitos como “espécie invasora”, “espécie exótica”, “monocultura”, “biodiversidade”, entre outros. Houve, também, espaço para o arranque de algumas acácias, controlando assim, o impacto negativo que esta espécie tem nos ecossistemas em questão.
A edição de 2022 termina aqui, com a promessa de voltar em 2023 pela data habitual para a sua 5ª Edição. Ainda há muito futuro à espera de ser plantado. A página do projeto pode ser consultada em: https://agoraaveiro.org/plantarofuturo .
O “Plantar o Futuro” é organizado pela Agora Aveiro em colaboração com a Universidade de Aveiro e o Município de Estarreja. Conta com o Glicínias Plaza como “Main Partner”, RODI Sinks e Caetano Auto como “Golden Partners” e SIRO – Substratos Profissionais e Casa Martelo como “Silver Partners”. É feito em parceria com o Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, o Núcleo de Estudantes de Biologia e o Exodus Aveiro Fest. Tem ainda o apoio do Município de Aveiro, do Programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas” e do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P..
* Créditos da foto: Helder Berenguer