O Executivo Municipal de Aveiro deliberou, esta quinta-feira, aprovar o Programa Municipal de Desenvolvimento Habitacional que se constitui como um programa transversal da política municipal de habitação, com uma multiplicidade de medidas estratégicas, programáticas e de intervenção, ajustadas à realidade e necessidades do município de Aveiro nesta área.
Este novo programa visa, segundo fez saber a autarquia, “dar resposta às tensões provocadas pela forte pressão da procura de habitação em relação à oferta, em múltiplas tipologias de alojamento, que motivam no presente e motivarão no futuro próximo, a existência de preços altos na compra e no arrendamento de habitação, e nas várias tipologias de alojamento, situação que carece de intervenção com a utilização de diferentes instrumentos”.
A estratégia para a área da habitação, da Câmara Municipal de Aveiro, está sumariada em dez objetivos. Começando, desde logo, por “otimizar a utilização dos recursos habitacionais existentes, incentivando a recolocação no mercado dos alojamentos vagos e degradados e dinamizando o mercado de arrendamento” e por “zelar pela boa manutenção da habitação, cuidando da segurança das populações e evitando o surgimento de problemas sociais”.
Outro dos objetivos passa por “promover a adequação da oferta da habitação às reais necessidades da população e responder a necessidades específicas no âmbito da oferta de habitação com respostas a necessidades de habitação de grupos especiais, como instrumento de integração social”.