Em ano de comemoração dos 200 anos, a Vista Alegre regressa aos leilões estando agendado um, com peças raras, para o dia 26 de outubro, às 16h00. Terá lugar no emblemático Teatro Vista Alegre, integrado no lugar que viu nascer a empresa, em Ílhavo.
“Em ano de comemoração do bicentenário da Vista Alegre têm sido muitos os eventos, ações, publicações e peças especiais que celebram esta data tão importante. Nesse sentido, a realização de um leilão da Vista Alegre é fundamental para que esta celebração seja completa, e tendo já passado 13 anos desde que a marca realizou o último, este novo leilão reveste-se de um simbolismo ainda mais marcante”, destaca a empresa, em comunicado.
Este acontecimento decorre de uma parceria com a leiloeira Cabral Moncada Leilões, destinada a encontrar, junto de colecionadores e do público em geral, peças em porcelana que se destacassem pela sua antiguidade, raridade e relevância.
O Leilão Especial dos 200 Anos conta com 136 peças de várias épocas da Vista Alegre, sendo a mais antiga uma Chávena com Pires da “primeira fornada em grande” da fábrica (conforme figura no catálogo da altura), datando de 1827 ou 1828, e com destaque também para a peça “Flamingos” (lote 63) e para a escultura “Casal de Perdizes” (lote 64).
O evento tem início no dia 23 de outubro, com a exposição de todas as peças a leilão, patente na Sala Branca, do Teatro da Vista Alegre, estando a licitação aberta online desde já, no site da Cabral Moncada Leilões, em cml.pt, até à data efetiva do evento, dia 26 de outubro, às 16h00.
Além de todos os interessados poderem assistir ao leilão no Teatro da Vista Alegre, existe também a opção de o fazer online, através do site da leiloeira Cabral Moncada Leilões, em cml.pt.