No próximo dia 28 de outubro, o Município de Ílhavo vai assinalar o Dia Mundial da Terceira Idade com diversas atividades com destaque para o Fórum Maior Idade. Este evento será uma oportunidade para refletir sobre o papel das pessoas mais velhas na sociedade, valorizando a sua contribuição e promovendo uma velhice ativa e digna.
As comemorações começam às 10h com uma conversa entre João Madalena e Kelly Varella, centrada na importância das artes para as pessoas mais velhas.
João Madalena, uma figura multifacetada da cultura do território, tem uma carreira dedicada à música e às artes, destacando-se pela organização de eventos como os Festivais da Canção do Illiabum Clube e pela criação de grupos musicais e teatrais. Entre outros feitos, foi também o apresentador do último festival em 1988, em homenagem a Carlos Paião, e colaborou em inúmeros projetos comunitários, incluindo a coordenação de grupos corais e eventos culturais.
Kelly Varella, encenadora e diretora da Palco Central, trará o seu olhar sobre o impacto positivo das artes na vida das pessoas mais velhas, destacando o poder transformador da cultura no processo de envelhecimento.
Logo após esta conversa, será apresentado o novo projeto "Maiores no Teatro", uma iniciativa que convida as pessoas mais velhas a participar numa Revista à Portuguesa, oferecendo-lhes a oportunidade de serem artistas!
Antes disso, entre as 9h e as 9h30, a Rádio Terra Nova irá contar com a participação especial dos "Maiores", no Programa da Manhã. Durante esta emissão, os ouvintes poderão conhecer, na primeira pessoa, os benefícios das atividades promovidas pelo Município de Ílhavo para a população sénior.
O Dia Mundial da Terceira Idade é um momento importante de sensibilização para o envelhecimento, promovendo o respeito, a inclusão social e a valorização dos direitos das pessoas mais velhas. No Município de Ílhavo, como em todo o país, o envelhecimento da população é uma realidade crescente, e Ílhavo tem vindo a desenvolver diversas iniciativas ao longo do ano, através do Laboratório do Envelhecimento e do Fórum da Maior Idade, com atividades lúdicas, desportivas e intelectuais direcionadas a esta população.