A Federação Distrital de Aveiro do Partido Socialista saúda e reconhece a vitória da Aliança Democrática (AD) nas eleições deste domingo, respeitando a vontade soberana dos cidadãos expressa nas urnas.
“Os resultados desta noite refletem a vontade expressa pelos aveirenses. O PS reconhece com humildade o veredito popular e continuará, como sempre, a trabalhar com seriedade e proximidade, em defesa dos interesses das populações de todo o distrito”, refere a forma política em comunicado.
“Tal como afirmámos desde o início do mandato do atual executivo distrital, iniciado em janeiro de 2025, o Partido Socialista precisa de entrar num momento de profunda reflexão e reestruturação, que conduza à reafirmação e ao aprofundamento dos princípios socialistas que nos definem: a defesa dos trabalhadores, a valorização dos jovens, o apoio às mulheres e às famílias, o fortalecimento dos serviços públicos e o compromisso com um desenvolvimento justo e sustentável para todos. Estes resultados reforçam essa necessidade. Cabe-nos, com sentido de responsabilidade, reaproximar o PS das suas bases sociais e da realidade concreta das pessoas, repondo no centro da ação política os valores que historicamente deram força e identidade ao nosso partido”, escrevem.
Outra reação aos resultados eleitorais deste domingo foi a emitida pela candidatura Aliança Mais Aveiro PSD/CDS /PPM. Os candidatos à Câmara de Aveiro congratulam-se “com a expressiva vitória da Aliança Democrática nas eleições Legislativas de hoje, conferindo a Luís Montenegro um renovado e ampliado mandato para continuar a desenvolver Portugal”.
“Será muito bom para Aveiro se viermos a ter uma forte sintonia entre o Governo de Portugal e o futuro governo do município”, referem, destacando, em Aveiro, “a vitória da AD nas dez freguesias e o enfraquecimento significativo do Partido Socialista em todo o concelho”. “Aveiro declarou de forma clara que rejeita o socialismo”, avaliam.