AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

180 Creative Lab “instala-se” em Aveiro de 19 a 22 de junho

Artes

Aveiro está prestes a acolher o 180 Creative Lab, momento de colaboração e cocriação entre profissionais criativos e de interação com um público alargado – e que conta com diversas sessões abertas ao público e gratuitas. O evento acontece de 19 a 22 de junho de 2024 e terá lugar em diversos locais em Aveiro, incluindo a VIC // Aveiro Arts House (casa-museu de Vasco Branco, um espaço emblemático da cidade construída nos anos XX que contém em si uma sala de cinema e um estúdio de gravação) e as ruas da cidade.

O 180 Creative Lab contará com a participação de sete artistas nacionais e internacionais de diversas áreas, incluindo filmmakers, ilustradores, performers, fotógrafos e criadores sonoros, que ao longo de quatro dias irão potenciar várias sessões de experimentação, sessões de cinema e conversas, culminando numa exposição coletiva.

Algumas das atividades abertas ao público requerem pré-inscrição, que poderá ser feita em canal180.pt/event/180-creative-lab-2024.

A primeira e única edição, em Guimarães, 2013, um ano depois da nomeação da cidade como Capital Europeia da Cultura, contou com a presença de artistas como Hiro Murai, Mac DeMarco, Becky&Joe, Jonathan Calugi e Joaquín Mora. Estes artistas foram motores de vários workshops e atividades de cocriação que deram origem a diversas intervenções na cidade e a conteúdos audiovisuais inovadores, entre eles um videoclipe para a música “Let My Baby Stay” do músico canadiano.

O tema deste ano promete explorar a casa como laboratório criativo, usufruindo do seu potencial enquanto espaço de criação e usando a experimentação artística como ferramenta de reflexão sobre as várias dimensões deste objeto.

Segundo destaca Joaquín Mora, diretor criativo do Canal180, “o 180 Creative Lab é uma oportunidade única para compartilhar a nossa visão com a comunidade. Historicamente, nestes encontros, reunimos artistas para compartilhar experiências, conhecimento e deixar fluir sua criatividade, e podemos constatar que o processo criativo inspira e contribui para o ambiente cultural. Esperamos dar um contributo para a comunidade, que os artistas participantes tragam diversidade, e que as suas visões sobre a criatividade deixem uma marca nos jovens criadores que participem dos diferentes momentos desta edição”.

Festa Publicidade

Os artistas, e o que trazem

 

Tânia Dinis apresentará as suas curtas experimentais e performances que jogam com a natureza fugaz da vida e a fragmentação das memórias, e também conduzirá um workshop sobre ressignificação dos arquivos fotográficos de 12 membros da comunidade Maior Idade. Este workshop incluirá a retroprojeção de imagens, convidando os participantes a recontextualizar e reinterpretar as suas memórias visuais.

Simone Brillarelli, ilustrador italiano, trará a sua mistura única de arte analógica e digital, combinando pintura e ilustração com técnicas de rotoscopia e animação digital. Durante o evento, Brillarelli liderará um workshop de rotoscopia e fará pintura ao vivo, oferecendo aos participantes a oportunidade de experimentar e aprender as suas técnicas inovadoras em primeira mão.

Sam Brewster, criativo multidisciplinar, compartilhará sua visão da criatividade numa palestra que destaca algum do seu extenso trabalho em ilustração, design, cinema e diversos conteúdos publicados em vários meios. Além disso, durante o evento, Sam filmará uma curta inspirada na VIC // Aveiro Arts House e na sua história.

Christian Mono Lira percorrerá a cidade de Aveiro, capturando momentos e elementos arquitetónicos para criar uma vídeo-colagem intitulada “Documento Territorial”. Esta obra única será exibida no mupi digital na fachada do Teatro Aveirense, e promete oferecer uma perspetiva dinâmica e visualmente impactante da cidade, conectando a vida quotidiana e a arquitetura numa narrativa visual coesa.

Ania Vouloudi explora a intimidade do lar por meio da fotografia e poesia, capturando momentos e emoções em espaços quotidianos. No Creative Lab, ela conduzirá uma revisão pública do seu portfólio, compartilhando o seu processo criativo e as histórias por trás das suas obras. Além disso, Vouloudi experimentará com outros artistas, combinando o seu trabalho e técnicas para criar peças colaborativas que misturam diversos meios e estilos.

Gaile Griciute e Barbora Matonyte representarão o Sodas 2123, um centro de arte contemporânea na Lituânia. Sua participação no Creative Lab será fundamental, pois o seu trabalho em arte sonora e performance aprimorará a exploração artística durante o evento.

Griciute combinará pintura, instalação e arte sonora nas suas apresentações, criando experiências imersivas que envolverão os espectadores em atmosferas únicas e contemplativas.

Matonyte, por via da fotografia, capturará a essência de Aveiro, oferecendo uma visão íntima da vida quotidiana na cidade, destacando a sua beleza e singularidade com uma perspetiva artística altamente sensível.

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.