O festival Mar~Marionetas está prestes a regressar a Espinho para mais uma edição recheada de animação, espetáculos e atividades culturais, reunindo companhias e artistas de Portugal, Espanha, Brasil, Argentina, Chile e Japão. A abertura oficial acontece a 16 de maio, mas já na próxima semana arrancam as atividades dirigidas ao público escolar, abrangendo todas as escolas do concelho, desde o ensino pré-escolar ao básico. A iniciativa, que se estende até 1 de junho, é organizada pelo Município de Espinho, contando com a direção artística e organização técnica da companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora, com o apoio da República Portuguesa – Cultura/Direção Geral das Artes.
O festival começa oficialmente a 16 de maio, às 21h00, no Centro Multimeios de Espinho, com as oficinas matinais e a entrega do Prémio Internacional de Marionetas e Objetos, que distingue o vencedor do concurso de construtores de marionetas, aberto a participantes nacionais e internacionais. Uma das estrelas deste ano é a peça-embaixadora “O rapaz que morava à beira-mar”, dedicada ao território de Espinho e apresentada em todas as freguesias do concelho entre os dias 5 e 16 de maio.
No mesmo dia 16, inaugura-se também a exposição “Limite Zero – 22 Anos de Formas Animadas”, uma retrospetiva do trabalho da companhia Limite Zero, sediada na Maia, que poderá ser visitada até 1 de junho. À noite, pelas 21h30, no Centro Multimeios, a Limite Zero apresenta “Próxima Estação”, um espetáculo de atores e formas animadas inspirado no universo poético de Fernando Pessoa, com entrada gratuita sujeita a levantamento prévio de bilhete. Nesse momento, os mascotes do festival, Mário e Neta, circularão entre o público num acolhimento performativo.
O primeiro fim de semana do festival inclui oficinas, visitas guiadas à exposição, espetáculos, performances, jogos e a exibição do filme de animação “Papel de Natal”, de José Miguel Ribeiro, reforçando o caráter lúdico e pedagógico do evento. Entre 23 e 25 de maio, os espetáculos destinam-se a bebés, público familiar e crianças. Destacam-se “Os Lobos de Pedra”, uma parceria entre a Trupe Fandanga e a Circolando + Central Elétrica do Porto, no dia 24, às 15h00 e 17h00, e “À Procura do Ó-Ó Perdido”, da Lua Cheia Teatro para Todos de Lisboa, às 16h00 do mesmo dia. No domingo, dia 25, a companhia Fértil Cultural, de Vila Nova de Famalicão, apresenta “Cordão”, às 16h00, também no Centro Multimeios.
Os últimos dias do festival prometem momentos memoráveis: a 30 de maio, às 21h30, o FACE – Museu Municipal de Espinho acolhe o espetáculo japonês “Samurai - Iwami Jyūtarō”, de Kôichi Iimuro (Minomushi). No dia seguinte, 31 de maio, no mesmo local e hora, a companhia Teatro de Muñecos Animados El Chonchón (Argentina + Chile) apresenta “Os Comediantes dos 900”. O encerramento, a 1 de junho, celebra-se com a peça “Na Floresta”, pelo Teatro das Marionetas do Porto, no Auditório da Academia de Música de Espinho, às 16h00 (com entrada paga de 5 euros), e, mais tarde, com “Ulterior... a Viagem”, da Compañía de Circo y Teatro Tiritantes (Espanha), no Parque João de Deus e na Rua 19, em pleno espaço público.
Entre as companhias participantes, destacam-se, além das já mencionadas, nomes como Realejo Artes (Portugal e Brasil), d’Orfeu Associação Cultural (Águeda), Boca de Cão - Teatro de Rua e Formas Animadas (Vila Nova de Gaia), S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos (Alcobaça), Mãozorra Teatro de Marionetas (Vila do Bispo), José Caldas (Portugal e Brasil), José Miguel Ribeiro (Portugal) e Marta Fernandes da Silva (Portugal). O programa completo e mais informações estão disponíveis em https://mar.marionetasmandragora.pt/Mar~Marionetas e na agenda do festival em https://mar.marionetasmandragora.pt/agenda. O público já pode começar a contar os dias para este festival que promete encher Espinho de magia, cor e muita arte.