O mês de julho tem início com a tradicional Festa da Vista Alegre (4 a 6 de julho) e com o Festival Mareato, dedicado à juventude, que este ano se divide em dois fins de semana, com provas desportivas, concursos e atuações musicais. No primeiro fim de semana realiza-se a Corrida Popular da Costa Nova do Prado, no dia 5 de julho, e a Travessia da Ria a Nado e Aquatlo, a 6 de julho. De acordo com João Campolargo, as inscrições para a Corrida Popular da Costa Nova ultrapassaram os mil participantes em apenas oito dias, e a Travessia da Ria a Nado esgotou as 160 vagas logo nas primeiras 24 horas. “É um sinal claro da adesão crescente da comunidade às iniciativas do município. É um trabalho conjunto também com os jovens, nomeadamente, através do Conselho Municipal de Juventude, cuja opinião foi determinante na construção deste cartaz”, explicou o edil.
No mesmo fim de semana, terá lugar o Concurso de Bandas de Garagem, no Cais Criativo da Costa Nova. “Queremos que estas bandas cresçam do nosso município para fora, que usem estas plataformas como trampolim. Já o ano passado foi um sucesso e este ano teremos novamente a atuação no palco Bombordo do Festival do Bacalhau”, realçou o presidente da câmara.
No fim de semana seguinte, prossegue o programa do Mareato com DJ Overule (11 de julho), Insert Coin (12 de julho) e ÁTOA (13 de julho), todos na Costa Nova. Já na Praia da Barra, realiza-se a Neon Run (12 de julho) e o Mare Challenge (12 e 13 de julho).
O Festival Cabelos Brancos, dedicado à população sénior, regressa ao Jardim Henriqueta Maia em nova data (25 e 26 de julho) com concertos de Ágata e Kind of Magic – Tributo aos Queen, atividades intergeracionais e ações de sensibilização para o “combate ao idadismo”. “É um momento de partilha entre gerações, em que os nossos seniores mostram o trabalho desenvolvido ao longo do ano e reforçamos o valor da vivência em comunidade”, salientou Mariana Ramos.
O Ciclo Cais Verão, promovido pelo 23 Milhas, leva concertos ao Cais Criativo da Costa Nova em julho, agosto e setembro.
Também a gastronomia volta a ter lugar de destaque com três grandes festivais e um investimento conjunto de meio milhão de euros: o Festival da Sardinha (10 a 13 de julho) e o Festival do Marisco (31 de julho a 3 de agosto), ambos no relvado da Costa Nova, e o Festival do Bacalhau, o maior evento gastronómico do município, que se realiza de 13 a 17 de agosto, no Jardim Oudinot. “Temos mais de 500 pessoas da comunidade envolvidas nestes festivais. É uma expressão clara da missão do município na valorização do associativismo e na dinamização da economia local”, afirmou o autarca ilhavense.
No que toca à programação musical de maior escala, o destaque vai para o Festival do Bacalhau: o cartaz inclui Matias Damásio, Ana Moura, Michael Carreira, Rui Veloso e Luís Trigacheiro, no Palco Estibordo. “Temos uma oferta muito diversificada, pensada para as famílias, com condições para que permaneçam mais tempo no recinto e usufruam de uma programação pensada também para os mais novos”, realçou a vereadora.
O verão em Ílhavo promete ser intenso, participativo e diversificado, convidando residentes e visitantes a redescobrir o território e a sua oferta cultural, social e gastronómica.