AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Não há dúvida: Aveiro está na moda

Sociedade

Talvez nunca se tenha falado tanto de Aveiro enquanto destino turístico como nos últimos tempos. A cidade, em particular, ou a região, em geral, estiveram em destaque em várias revistas de renome e até chegaram a ser assunto de primeira página. As “novas” marinhas de sal, os recém-inaugurados passadiços de Esgueira ou os passeios de barco ecológico, fizeram furor e ilustraram capas de publicações em papel.

Os blogues também não lhe ficaram indiferentes. E se houve algo que os meios de comunicação social ditos tradicionais tiveram em comum com os meios digitais dedicados à área das viagens e gastronomia foi a enorme audiência dos artigos dedicados a Aveiro. Isto para já nem falar nos “likes” das inúmeras fotos publicadas nas redes sociais – Instagram e Facebook, maioritariamente.

Alberto Ribas, blogger espanhol, confirma a tese. O artigo que dedicou a Aveiro no seu blogue registou um grande “éxito”, ao nível de “visitas, consultas aos links e perguntas dos viajantes sobre o destino”. E a que se pode dever tamanho sucesso? “Aveiro é um destino muito atractivo, é uma cidade com muito encanto e muitos dos viajantes e turistas que buscam um lugar para passar um par de dias de descanso estão interessados em conhecer Aveiro pelos seus atrativos e pela sua proximidade”, destaca o bloguer oriundo da Galiza.

Também a jornalista Susana Ribeiro, administradora do website Viaje Comigo, reconhece que os textos alusivos a Aveiro “têm sempre muita procura”. Além das sugestões do passeio de moliceiro, e dos workshops de ovos moles, a visita ao Museu, o guia de dois dias em Aveiro são o que muita gente procura para a escapadinha perfeita à apelidada ‘Veneza portuguesa’.Mas, como Aveiro está na moda, eu prefiro chamar-lhe a Amesterdão portuguesa, que também tem canais. E é mais cool!”, destaca a jornalista portuguesa.

A universidade também dá o seu contributo

Com base na sua intuição e experiência, Susana Ribeiro explica este interesse em torno da cidade partindo da Universidade, que “dá uma vida muito grande à cidade”. “E dá-lhe também essa modernidade. A Universidade de Aveiro é pioneira de cursos e estudos, aposta muito no desenvolvimento, e isso faz com que tudo em seu redor também tome essa onda”, argumenta a jornalista do Viaje Comigo.

Seja qual for a explicação, a verdade é que a atractividade de tudo é que é informação alusiva à região acompanha o crescimento do número de turistas. Um incremento que é particularmente sentido no centro da cidade. Em época alta (e não só), o vaivém de moliceiros ao longo dos canais urbanos é constante, e há dias em que a zona do Rossio parece ser pequena demais para tantos turistas.

Há novos negócios que vão surgindo. Maioritariamente cafés, restaurantes e unidades de alojamento local. Também lojas de venda de produtos tradicionais – sal, conservas, ovos moles, licor de Aveiro, raivas, etc. No fundo, tudo aquilo que o turista procura e que a cidade aproveita para vender.

Automobilia Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.