
O Nilton precisa de apoio e todos são desafiados a ajudar

Tem 17 anos, vive na freguesia de Salreu, em Estarreja, estuda na Escola Secundária José Estêvão em Aveiro está no hospital a recuperar de um Acidente Cardiovascular (AVC) que sofreu em maio de 2022. Para regressar a casa, “O Nilton precisa de um castelo”, ou seja, precisa que sejam feitas obras na sua habitação lhe garantam as condições e acessibilidades necessárias. Neste momento, está já em curso uma campanha de angariação de fundos para reunir o dinheiro necessário para a empreitada.
A causa do Nilton está a mobilizar todo o Agrupamento de Escolas José Estêvão, que esta quarta-feira (ver foto) assinou um protocolo com a Cooperativa Pedrinhas, instituição que se dedica a ajudar crianças com patologias graves, para levar esta causa por diante. São precisos 70 mil euros para o jovem Nilton, estando a escola a preparar várias iniciativas de angariação de fundos.
Está prevista a venda de crachás, assim como um sarau cultural (agendada para 27 de abril), uma caminhada solidária (a 25 de maio) e um concerto de Fernando Daniel (a 15 de dezembro), no Centro de Congressos de Aveiro. Também foi lançada uma página de Facebook alusiva a esta causa.
Em simultâneo, decorre uma campanha de crowdfunding, em que todos são chamados a participar (basta clicar no link para aceder à página da campanha). Para apoiar este jovem que, de uma vida ativa, passou a viver totalmente dependente – para realizar todas as tarefas diárias, desde a alimentação, higiene, locomoção e tratamentos necessários – pode, também, fazer um donativo direto junto da Cooperativa Pedrinhas.
“Estamos todos mobilizados, colegas de turma, professores, pais e toda a escola, para ajudar o Nilton”, destaca Manuel Sousa, diretor de turma do Nilton Afonso (12ºK).