Município e União de Bandas de Águeda voltam a levar a música às freguesias

 

 

 

Em equipa vencedora não se mexe e, por isso, a Câmara Municipal de Águeda volta a juntar-se à UBA – União de Bandas de Águeda para descentralizar a cultura e levar a música a todas as freguesias do concelho. O ciclo Cultur’Águeda arranca já no próximo domingo e volta a mobilizar as cinco bandas filarmónicas do município. Até setembro, estão garantidos um total de 16 concertos.

 

“Este projecto tem o objetivo de promover o que é nosso”, destacou Edson Santos, vice-presidente da autarquia, enaltecendo o facto de as bandas aguedenses serem “um exemplo seguido por esse país fora”. São um motivo de “orgulho”, notou, por seu turno, o presidente da câmara, Jorge Almeida. “Formam músicos, mas também formam pessoas”, frisou.

 

Este ano, os holofotes do Cultur’Águeda viram-se, também, para algumas festas e romarias do município no sentido de valorizar as tradições locais. Será o caso, já no próximo domingo, 16 de abril, da atuação nas Almas Santas da Areosa, em Aguada de Cima.

 

No total, a autarquia aguedense irá investir 54 mil euros neste ciclo de concertos. Caberá a cada banda definir o alinhamento e repertório com que se irão apresentar ao público, referiu António Silva, presidente da UBA, instituição que junta a Orquestra Filarmónica 12 de Abril, Banda Nova de Fermentelos, Banda Alvarense, Banda Castanheirense e Banda Marcial de Fermentelos.

 

Além dos concertos do próximo domingo, em Aguada de Cima, estão previstos espetáculos a 1 de maio (Espinhel), 6 de maio (Águeda), 13 de maio (Castanheira do Vouga), 14 de maio (Barrô), 26 de maio (Fermentelos), 29 de maio (São Geraldo, Águeda), 10 de junho (Macinhata do Vouga), 17 de junho (Travassô), 18 de junho (Santo António de Serém, Macinhata), 25 de junho (Valongo do Vouga), 2 de julho (Valongo do Vouga), 15 de agosto (Travassô e Fermentelos) e numa data a definir em setembro (Préstimo).

Partilhar

Post a Comment