Já foram servidos cerca de 500 menus no festival “Vamos aos cricos!”

 

 

Ao 11.º dia de festival “Vamos aos cricos!” fica a garantia: o evento gastronómico, que está a ter a sua primeira edição este ano, é para continuar. A promessa foi deixada pelo presidente da câmara de Ílhavo, João Campolargo, entidade que promove o evento, em parceria com a APARA (Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro). Até ao momento, já foram servidos cerca de 500 menus nos oito restaurantes aderentes – Adhoc´as Bar, Marisqueira Costa Nova, Canastra do Fidalgo, Estrela do Mar, O Gafanhoto, Sétimo Beach Club, Marisqueira da Barra e Taberna Nobe.

 

“A Ria de Aveiro é muito produtiva”, destacou o edil ilhavense na conferência de imprensa realizada esta segunda-feira e fazendo eco dos números que já tinham sido avançados por Acúrsio Santos, secretário geral da APARA: mais de 80% do berbigão comercializado no país sai da laguna aveirense.

 

No encontro com a imprensa, realizado na Costa Nova, a bordo da embarcação do velejador Renato Conde, houve tempo para a uma degustação de iguarias da ria – mais concretamente amêijoas e chocos -, a cargo do chef Francisco Miranda, da Marisqueira Costa Nova.

 

A decorrer até ao próximo dia 30 de abril, o festival “Vamos aos cricos!” pretende “promover o sentido de pertença e a identidade das gentes da ria”, realçou, por seu turno, a vereadora da Cultura, Mariana Ramos, frisando, ainda, o facto de a parceria com a APARA contribuir para comunicar “aquilo que é o consumo seguro de bivalves”. “Ainda existe muita desinformação associada à segurança do consumo dos bivalves”, notou, justificando a necessidade de se trabalhar no sentido de fazer chegar “a informação ao consumidor”.

 

Além dos cricos (berbigão), o evento dá ainda palco ao mexilhão, à navalha (longueirão), à amêijoa, à ostra e ao choco, iguarias típicas da Ria de Aveiro.

 

 

Partilhar

Post a Comment