É já no próximo sábado, 8 de fevereiro, que arranca o Carnaval de Ovar, numa edição que aposta fortemente na valorização das tradições e na participação da comunidade. Já na arruada de abertura, saem à rua dois projetos comunitários e em destaque estará o tradicional Dominó, que chega reinventado e com vontade de conquistar todos os participantes. O Carnaval de Ovar 2025 quer bater recordes, tudo indica que o primeiro será já batido no primeiro dia, com a “Maior Roda de Samba da Europa”, que junta 60 músicos, num espetáculo interativo que promete espalhar a “Vitamina da Alegria” por todos os participantes.
“Estamos certos de que será uma excelente jornada carnavalesca, estão todos convidados para vivenciar tradições únicas e perceber o porquê de o nosso Carnaval ser diferente”, desafia Alexandre Rosas, vice-presidente da Câmara Municipal de Ovar, que acrescenta que esta edição quer “consolidar o Carnaval de Ovar como um dos maiores do país e da Europa, apostando, para isso, em eventos identitários, com forte envolvimento comunitário e revestidos de características únicas”.
Às principais ruas da cidade de Ovar chega a folia, numa arruada cheia de ritmo e emoção, marcada para as 21h30 de sábado e com início na Praça da República. O momento contará com representantes de todos os Grupos e Escolas de Samba do Carnaval de Ovar, dos Gigantones e Cabeçudos de Ovar e da Associação Banda do Lau, da Associação Ida e Volta de Braga, do Grupo Trady Mupo de Zamora e do Grupo de Bombos de S. Mamede de Seroa. O anúncio do Carnaval de Ovar contará, ainda, com a apresentação, em primeira mão, das máscaras criadas na oficina criativa, promovida, recentemente, pela Câmara Municipal de Ovar e dinamizada por Carlos Gomes.
É no primeiro dia que se agarram as tradições. As(os) porta bandeiras de cada grupo vão envergar um Dominó criado em especial para a ocasião. O objetivo é reavivar uma das tradições mais identitárias de Ovar e desafiar os ovarenses a criarem o seu próprio “gabão” e a ostentá-lo com o orgulho de quem veste a identidade vareira, nas muitas iniciativas do Carnaval de Ovar, em especial na noite a ele dedicada: A Noite Dominó. “Este ano pretende-se dar ênfase a uma figura icónica e misteriosa do Carnaval de Ovar - o Dominó com a sua máscara, apresentando novas leituras e versatilidades contemporâneas a este traje carnavalesco, que já teve um papel preponderante no nosso Carnaval”, adianta o Vice-Presidente.
A festa continua no Mercado Municipal de Ovar. Depois de uma descarga de fogo de artifício, às 22h30, segue-se a Maior Roda de Samba da Europa. Um total de 60 músicos estarão, frente a frente, numa mesa com mais de 25 metros, com o reportório de 20 músicas que prometem contagiar o público. É o resultado de um outro repto do Município de Ovar à comunidade, que se traduziu numa oficina, que decorre, esta semana, no Centro de Arte de Ovar. A Maior Roda de Samba do Mundo é do Rio de Janeiro. Na Europa, o melhor registo é de Madrid, com 39 elementos, número esse que Ovar irá ultrapassar no próximo sábado.