AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar
Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Na Mamarrosa, a tradição da desfolhada ainda é o que era

Património Ler mais tarde

 

No próximo dia 27 de setembro, a partir das 20h30, o adro da Igreja da Mamarrosa vai transformar-se novamente numa autêntica eira para acolher mais uma edição da tradicional desfolhada, organizada pelo Rancho Folclórico S. Simão de Mamarrosa.

Este evento, que já se tornou um marco cultural e identitário da freguesia, tem como objetivo preservar e partilhar com a comunidade uma das maiores tradições agrícolas da região, juntando música, teatro, dança e convívio num só espaço.

A noite contará com a presença de dois grupos vindos do Alentejo, que prometem trazer todo o encanto e autenticidade da sua região: o Rancho Folclórico Cravos e Rosas do Alentejo, de Orada, e o Rancho Folclórico Os Camponeses de Arraiolos.

Para além da encenação do processo de descamisar o milho, onde o público poderá assistir e participar num momento de verdadeira recriação histórica, haverá também espaço para malhar o milho e procurar o sempre aguardado Milho-Rei, tradição que faz a alegria dos mais jovens.

Este ano, a iniciativa contará ainda com uma novidade. Na manhã do próprio dia, a população é convidada a juntar-se ao rancho e apanhar o milho diretamente da terra, tornando a experiência ainda mais próxima da realidade vivida pelas gerações passadas.

“A tradicional desfolhada é muito mais do que uma festa. É uma memória viva que queremos manter e transmitir. Ao recriarmos estas práticas, damos aos mais velhos a oportunidade de reviver momentos do seu quotidiano agrícola e mostramos aos mais novos como estas noites eram de trabalho, mas também de convívio, alegria e partilha”, sublinha Daniel Jesus, presidente da Direção do Rancho Folclórico S. Simão de Mamarrosa.

Como manda a tradição, não faltarão os figurantes trajados a rigor, música popular, danças tradicionais e, claro, a boa comida e bebida que completam o ambiente festivo desta noite especial.

Canal Publicidade

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.