Foram duas semanas de descoberta, de aprendizagem e de troca de experiências. Os Piratas da Ria deram por terminada, na passada sexta-feira, a sua aventura no território do município de Aveiro, sem descartarem a possibilidade de voltar.
“O balanço foi muito positivo, acima das expectativas”, avalia Ivo Prata, dinamizador deste projeto, juntamente com Gisela Silva. “Os pais ficaram maravilhados com tudo aquilo que os miúdos levavam para a casa a cada dia de aventura”, acrescenta.
Os oito “piratas” – com idades entre os 8 e os 10 anos - andaram à descoberta dos principais atrativos turísticos de Aveiro e, em breve, irão apresentar-nos o seu “roteiro turístico” – irão divulgar um vídeo com o resultado da sua aventura.
Sem recorrerem ao automóvel – os Piratas da Ria são adeptos da mobilidade suave e, por isso, só andam de bicicleta e a pé -, viajaram até às salinas, aos museus, parques e restaurantes de Aveiro. Para encerrar a aventura em grande, na passada sexta-feira promoveram um piquenique partilhado no Cais da Fonte Nova.
Importa lembrar que esta ideia partiu de um grupo de pais na procura de soluc?o?es para os mais pequenos desfrutarem do seu tempo de fe?rias num ano ati?pico.
O sucesso desta experiência leva os promotores do projeto a ponderar dar-lhe continuidade. “Ainda estamos a avaliar mas é algo que pode vir a ter continuidade, mantendo os princípios que definimos para a atividade”, refere Ivo Prata, destacando ideias base como a mobilidade suave e o sentido de pertença.