A Junta de Freguesia de São Salvador editou e distribuiu o livro “Agente de Cidadania” a cerca de 600 alunos do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Ílhavo. Trata-se de uma edição que sensibiliza os mais novos para a cidadania, ou seja, para atitudes e comportamentos inspirados nos valores da igualdade, da democracia e da justiça social, abordando também temas como a segurança rodoviária e a responsabilidade ambiental.
Com esta iniciativa, a junta de freguesia procura contribuir para a “formação de pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo”.
“A cidadania é um direito e um dever de todos. A cidadania constrói-se com o escutar e o envolver de ideias diversas e heterógenas, com o trabalho e a envolvência de todos, com vista a uma comunidade ativa, tolerante e solidária”, defende o presidente da junta de freguesia, João Campolargo.
Para o autarca, o exercício de cidadania não se pode reduzir à participação eleitoral, na medida em que “é pedido a cada um que intervenha na melhoria da sua escola, da sua empresa, da sua associação desportiva, da sua terra, do seu país e, no limite, no mundo. Todos somos importantes e o dia-a-dia fica, claramente, melhor se cuidarmos uns dos outros e formos solidários”.
“É verdade que nascemos apenas homens e mulheres, mas temos o dever de nos tornarmos cidadãos. Em São Salvador estimulamos e apoiamos a cidadania ativa”, concluiu.