OForum Aveiro promoveu no passado sábado, Dia da Criança, um espaço dedicado ao convívio offline que reuniu mais de mil jovens no combate à adição às novas tecnologias.
A iniciativa - que incluiu a distribuição de jogos Mikado e brochuras informativas sobre os malefícios da adição digital - decorreu no seguimento da campanha de responsabilidade social da CBRE Global Investors, empresa detentora do centro comercial aveirense, com o objetivo de informar e alertar sobre os perigos e síndromes associados ao uso excessivo das novas tecnologias.
“CONTR@DIÇÃO” é o nome da campanha ibérica que tem vindo a decorrer em quatro centros comerciais geridos e comercializados pela CBRE, entre os quais está o Forum Aveiro.
O projeto arrancou com a disseminação de um filme que retrata algumas das “epidemias tecnológicas” da era moderna. O enredo assinala síndromes verificados em todos os géneros e idades como a adição dos videojogos, a depressão das redes sociais, a náusea digital, a nomophobia, a cybercondria, o toque fantasma, o phubbing ou lesões físicas. No final, é demonstrado o verdadeiro valor da vida e a importância das relações pessoais saudáveis.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou no passado dia 28 de maio que irá incluir o vício dos videojogos na próxima edição da Classificação Internacional de Doenças como um problema de saúde mental. A nova classificação entrará em vigor em 2022.