Este fim de semana, 20 e 21 de novembro, a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro assinala o Dia Nacional do Mar com um programa de atividades temáticas destinadas a famílias. Fazer experiências com algas e sal para comprovar que tantas vezes o mar nos faz companhia à mesa, descobrir a vida existente numa pequena gota de água do oceano, programar robôs marinhos e construir uma engenhoca muito divertida são as propostas.
Considerando que 97% de Portugal é Mar e que o nosso país tem responsabilidades sobre uma das áreas marítimas mais extensas da Europa, é indiscutível que o mar assume desde sempre uma importância estratégica para Portugal.
A celebração do Dia Nacional do Mar teve origem na "Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar", acontece anualmente a 16 de novembro, e procura evidenciar a importância do mar para a economia e para o desenvolvimento nacional, bem como alertar para o flagelo da poluição marinha.
Para celebrar a data, a Fábrica convida as famílias a vestir o avental na “Cozinha é um laboratório” para fazer experiências divertidas e saborosas com algas e com sal, a surpreenderem-se no Laboratório com a vida numa gota de água do oceano, a construir e programar robôs que mais parecem animais marinhos, e ainda a dar asas à criatividade para construir uma engenhoca no espaço maker da Fábrica.
Os horários das várias sessões, mais informações sobre as atividades, assim como o valor do bilhete de entrada estão disponíveis em www.ua.pt/fabrica/diadomar. As inscrições podem ser feitas através do telefone 234427053.