Nada aconchega mais uma alma solitária do que umas palavras que amaciem a dúvida da existência. Uma carta pode ser um correio expresso para a felicidade. Há quanto tempo não escreves uma? A solidão e abandono dos idosos não é tema novo ou desconhecido em Portugal. Na Agora Aveiro também não é uma preocupação recente e, assim, o “Agora Escreve-me” regressou para mais uma edição. Aquele que é um projeto tão simples, e altamente reprodutível, causa um impacto forte nos seus intervenientes.
Esta doce troca de cartas foi realizada entre os meninos e meninas do 3º e 4º ano do Centro Escolar de Santiago e os idosos da Santa Casa da Misericórdia, Florinhas do Vouga e Centro Comunitário da Vera Cruz. Ao longo de 10 semanas, de outubro a dezembro, idosos e crianças puderam conversar e conhecer o seu amigo secreto graças ao uso de material de escrita e uma folha. Simples, não? É que nesta que é a época da tecnologia, por vezes, é bom regressar ao analógico. Afinal, nada se assemelha a uma caligrafia com a prática de anos, nem àquela de quem a começou a praticar há pouco.
Os intermediários foram os voluntários da Agora Aveiro, que todas as semanas se “vestiram” de carteiros para fazer os miminhos chegar a ambas as partes envolvidas. Se ao início se viam envelopes tímidos, a verdade é que tal pouco durou e ao fim de uma semana de trocas, já se viam envelopes bem recheadinhos!
Ainda que o plano para este ano fosse juntar os pares presencialmente num pequeno convívio de troca de palavras e emoções, dada a situação frágil em que ainda vivemos, este encontro manteve-se via online. Ainda assim, acreditamos que tenha sido um sucesso, até porque há sempre novas aprendizagens e coisas a dizer! Este projeto pretende não só combater a solidão de idosos em lares, como também promover um diálogo intergeracional, aproveitando a boleia para afugentar a iliteracia com a prática escrita.
É desta forma que a associação Agora Aveiro encerra o ano, prometendo regressar em 2022 com muitos mais. Quem sabe, com o “Agora Escreve-me” entre eles. Uma coisa é certa, a intervenção irá persistir e as gerações continuarão a encontrar-se, de um forma, ou de outra.
O “Agora Escreve-me” é uma ação que faz parte do projeto “Encontro de Gerações”. É realizada em parceria com o Centro Escolar de Santiago, Florinhas do Vouga, Centro Comunitário da Vera Cruz e a Santa Casa da Misericórdia de Aveiro. Conta também com o patrocínio da Quero Imprimir enquanto Main Sponsor e com o apoio do Município de Aveiro, Corpo Europeu da Solidariedade, Programa Geração Z e do Instituto Português do Desporto e Juventude I.P..
* Créditos da foto: Helder Berenguer