A programação “já se agiganta”, o mesmo é dizer que a 7ª edição do Festival Gigantes Invisíveis está mesmo a bater à porta. E se aos mais novos é atribuído, a maioria das vezes, o condão de serem “revolucionários”, nada melhor do que iniciar em pleno dia 25 de abril o encontro que tem vindo a proporcionar, desde há alguns anos às crianças, um contacto mais próximo com a literatura através das artes. A iniciativa organizada pela Câmara de Ovar e pela Imaginar do Gigante, decorre em Esmoriz/Cortegaça, em Ovar, no período entre 25 e 30 de abril.
Deste modo, o Encontro Para os Mais Novos Leitores tem a sua génese a partir do mundo gigante dos livros. O festival interage com vários formatos da literatura contemporânea para crianças. A transversalidade artística preconizada manifesta-se através de espectáculos de teatro, música, dança, imagem ou performances e a fruição dessas actividades permite a descoberta de um livro e às vezes a descoberta de um livro é todo um universo de leitura(s) do mundo. Tudo isto, e não é tão pouco, decorre num "espaço de diversão infantil" ao "ar livre(o)": o Parque Ambiental do Buçaquinho.
Para lá do público-alvo escolar, na essência o mais afeto à área territorial do concelho de Ovar, que durante a semana ocupará os jardins exteriores e espaços interiores na zona envolvente aos edifícios de acolhimento, a iniciativa também se destina ao público em geral, no fim de semana, bem como no feriado do 25 de abril.
O público escolar vai poder desfrutar, entre 26 e 29 de abril, de várias oficinas por dia, um conto Kamishibai e um conto pela companhia Teatro Extremo de Almada.
O público em geral tem uma programação para usufruir nos dias 25 e 30 abril, que contempla o espectáculo de abertura “Hippos” da companhia espanhola Zum Zum Teatre (na foto), Árvore” de Alberto Castelo, duas oficinas por dia, e o espectáculo “Una Manzanita Uno Manzano” da companhia De Paper (Espanha), bem como de conversas e atividade autores e ilustradores, Isabel Peixeiro, Carlo Giovani, Maria João Viegas, Cátia Vidinhas, Raquel Almeida. A editora convidada deste ano é a “The Poets And Dragons Society”. Durante o evento estará patente uma instalação cenográfica e musical da Árvore, assim como de exposições de ilustração.
Por fim, um desígnio nada pretensioso, sob a forma de um convite: ir aos "Gigantes Visíveis" é combater a iliteracia com uma semente de conhecimento.
Pode ficar a conhecer o programa completo em: https://www.imaginardogigante.pt/c%C3%B3pia-giga7