A Ciclaveiro volta a organizar, em parceria com outras entidades e cidadãos de todo o país, uma Kidical Mass (Massa Crítica de Crianças), já no dia 2 de outubro, com saída marcada para as 10h00 da Escola Básica das Barrocas.
Este é um movimento global para incentivar crianças e adultos a usarem os modos suaves de mobilidade, como bicicletas, trotinetes, patins e skates nas suas deslocações diárias, exigindo a melhoria da infraestrutura cicloviária e a pacificação das ruas, principalmente nas envolventes escolares.
O mote desta Kidical Mass é “criar espaço na rua para a próxima geração”.
A Kidical Mass tem por base o Massa Crítica, evento informal e espontâneo, que ocorre em muitas cidades do mundo e cujos objetivos são “divulgar a bicicleta como um meio de transporte, criar condições favoráveis para o uso deste veículo e tornar mais ecológicos e sustentáveis os sistemas de transporte de pessoas, principalmente no meio urbano”.
No caso da Kidical Mass, a massa crítica será protagonizada pelas crianças, para que, através da sua presença no evento, elas se possam tornar visíveis aos poderes públicos, a quem compete criar as condições para que todas as crianças e jovens possam viajar de bicicleta, de forma segura e independente.
Em 2022, o evento internacional Kidical Mass já aconteceu nos fins de semana de 14 e 15 de maio e 24 e 25 de setembro em várias cidades da Europa e em várias localidades em Portugal (Alfragide, Almada, Aveiro, Barreiro, Braga, Caldas da Rainha, Cascais, Évora, Guimarães, Lisboa, Mafra, Oeiras, Porto, Tavira, Torres Vedras, UF Stª Iria de Azóia, S. João da Talha e Bobadela e Viseu), através de passeios e concentrações, partindo da premissa de que as cidades amigas da criança são boas para pessoas de todas as idades.
Em Aveiro, a Kidical Mass prevê um percurso de bicicleta pelas escolas do centro urbano e chegada ao Parque da Baixa de Santo António onde haverá um almoço partilhado.