A poetisa Rosa Odete traz à estampa o livro “Crianças”, estreando-se na literatura infantil, num trabalho ilustrado pela Rita Reis. A obra será formalmente apresentada no dia 28 de janeiro, pelas 15h30, no auditório do Edifício Atlas – Biblioteca Municipal de Aveiro.
De acordo com as autoras, a edição de “Crianças”, que agora é apresentada ao público, “surgiu de forma espontânea, tendo sido promovida pela Cadornel Edições”, chancela aveirense fundada recentemente, que se pauta pela liberdade na expressão criativa.
Nas palavras da autora Rosa Odete este é um livro “para miúdos e graúdos”, mas dedicado às crianças. A principal preocupação da professora aposentada é transmitir um conjunto de valores que considera essenciais partilhar com as novas gerações.
De acordo com Miguel Pais Pinto, o editor responsável pela publicação, “a pertinência da obra é de atualidade assinalável, uma vez que neste trabalho são abordadas temáticas fundamentais como a liberdade de expressão e a igualdade, e são destacados valores basilares da humanidade como a gratidão, a compaixão, a aceitação da diferença, o perdão, conceitos explorados ao longo dos versos de Rosa Odete sempre admiravelmente ilustrados pela Rita Reis, que conseguiu captar a mensagem da poetisa, transmitindo-a através de uma paleta colorida e feliz”.
Na opinião do escritor e crítico literário Paulo Branco Lima, “Crianças é uma obra poética que apela à profunda reflexão. A preocupação social da autora Rosa Odete focaliza- se na capacitação infantil de um prisma não apenas contemplativo, elogioso, mas também pedagógico e educativo. A infância, vista como um paraíso perdido e, acima de tudo, como uma dimensão de pureza nem sempre compreendida pelos adultos, perpassa por todo o livro”.
A sessão de apresentação da obra contará com a participação do declamador Jorge Neves do Grupo Poético de Aveiro e com alunos da Palco Central, Escola de Arte. O evento contará ainda com as presenças de Rosa Odete (autora), Rita Reis (ilustradora) e Miguel Pais Pinto (editor).