- Incluir com prioridade no Plano Ferroviário Nacional, a ligação Aveiro - Salamanca
A Ligação Ferroviária a Espanha (Salamanca) é prioritária para o desenvolvimento de Aveiro, para o crescimento do Porto de Aveiro e para a competitividade dos agentes económicos, em especial os industriais e comerciais. Trata-se de um investimento de grande interesse local, nacional e europeu pois o Porto de Aveiro constitui uma placa giratória de bens com uma localização geográfica privilegiada entre a Europa e as Américas, bem como com a costa ocidental africana, entre outras rotas de relevância global.
Saliente-se que esta linha ferroviária europeia poderá trazer nos carris o transporte de pessoas e, com isso, promover a mobilidade limpa e a promoção turística, uma nova “bitola” no mapa de transportes para atrair passageiros a Aveiro.
– Renovar a ambição para a Linha do Vouga
O tempo de reforço do transporte ferroviário, em nome da sustentabilidade ambiental, mas também da racionalidade financeira, e para dar resposta a atuais e futuras necessidade demográficas e económicas preconiza que a linha seja modernizada e as unidades circulantes sejam renovadas e qualificadas. A Linha do Vouga deve ter em conta a revisão da ligação entre o Alto Vouga e o Baixo Vouga e a visão de servir a região, chegando às praias, à Universidade de Aveiro e aos seus polos regionais, bem como aos parques desportivos com dimensão que o justifique. A Linha do Vouga é uma marca histórica que deve ser acarinhada pelo mérito passado, mas será ainda mais importante no futuro dos transportes coletivos da região de Aveiro. Renovar e acrescer a Linha do Vouga é ainda mais justificável neste tempo em que a emergência climática, a descarbonização da atividade humana, aconselha a prioridade da ferrovia.
- Recuperar da ideia da Ponte para S. Jacinto
Desde há décadas o sonho de se chegar, por rodovia, através de uma ponte, à Freguesia de S. Jacinto, uma das 10 do Concelho de Aveiro, a partir do sul do distrito, se vem falando. A ideia teve e tem em vista dinamizar social, cultural e economicamente uma terra de grandes potencialidades turísticas, entre outras, mas de escassas oportunidades de emprego.
– Duplicar a via de Acesso Sul à A1
A morosidade e o gasto de combustível são aspetos críticos na gestão do orçamento das empresas e dos particulares, pelo que se defende em nome da economia, mas também da eficiência e da segurança rodoviária, duplicar as faixas de acesso na via Aveiro/A1 Sul.
– Aproveitar o Quartel de Aveiro
Encontrando uma solução de excelência para a GNR, o Quartel de Aveiro ficará devoluto, configurando um espaço, no centro da cidade, com condições de ser convertido em habitação, que seria colocada no mercado de habitações a custos controlados.
– Alargar as estruturas Regionais de Cultura
Á imagem da descentralização da produção cultural e na democratização do acesso à cultura, na base da criação das orquestras regionais, considera-se que áreas performativas como o Bailado e o Teatro deviam concitar apoio análogo, tendo a missão de levar os grandes espetáculos e as grandes peças aos públicos regionais.
– Disponibilizar a Casa/Gabinete da Europa
A consciência da cidadania europeia e o seu exercício justificam mais e melhor informação sobre os programas, as políticas, as oportunidades que existem na União Europeia. Esta necessidade ganha razão num país periférico como o nosso. A criação de um gabinete ou de uma casa da Europa em cada Município pode melhorar o sentimento europeu e potenciar oportunidades que beneficiem o desenvolvimento deste grandioso projeto político.
– Atualizar a Lei da Rádio e os apoios aos meios de comunicação social regionais
Considerando que o pluralismo, a liberdade e a vivência democráticas requerem a presença de meios de comunicação social em todos os Concelhos do país, a Lei da Rádio tem de atender a este propósito. A canibalização das rádios locais, pelas nacionais, deixou diversos Concelhos sem voz na antena hertziana e na internet. O processo enfraqueceu o jornalismo local.
- Executar o Eixo Rodoviário Aveiro/Águeda
Obra tantas vezes prometida, outras tantas, obra adiada. É hora de passar do protocolo para a execução prática desta importante via de ligação a dois polos industriais, culturais e académicos da região. As atuais alternativas estão saturadas de trânsito e, essa pressão do tráfego rodoviário, coloca em causa a segurança de pessoas e bens.
– Reforçar a ideia de União Europeia no curriculum e vida escolares
Em coordenação com a Comunidade Escolar será importante aprofundar o ensino/aprendizagem da história da União Europeia, dos seus símbolos, dos seus Tratados, das estruturas de governo, entre outros ângulos de análise que ajudem a fortalecer a vivência da UE.