O estudante da Universidade de Aveiro, recém-formado em Engenharia e Gestão Industrial, conquistou ontem, dia 1 de setembro, no Stade de France, a medalha de ouro na prova de lançamento do peso F40 para atletas de baixa estatura dos Jogos Paralímpicos Paris2024.
Com um ensaio a 11,21 metros, o atleta natural de Viseu, que detém o recorde mundial da modalidade (11,60) desde 2022, conseguiu estabelecer novo recorde paralímpico, levando a melhor sobre Battulga Tsegmid, da Mongólia, e Garrah Traiash, do Iraque, que conquistaram, respetivamente, as medalhas de prata e de bronze.
Aos 23 anos, esta é a segunda medalha paralímpica conquistada por Miguel Monteiro – foi bronze nos Jogos de Tóquio2020 (jogados em 2021 por conta da pandemia de Covid-19), já depois de ter ficado em 5.º lugar nos Jogos do Rio2016.
Recentemente, o atleta treinado por João Mendes foi igualmente medalha de ouro no Campeonato Nacional Universitário de Atletismo em Pista Coberta, onde também estabelecera novo recorde nacional universitário.
Numa mensagem publicada na rede social X, o primeiro-ministro congratulou o atleta pela conquista do ouro em Paris2024. “É ouro! Mais um excelente resultado de Miguel Monteiro, agora nos Jogos Paralímpicos de Paris, que nos enche de orgulho, com uma marca recordista que traz a primeira medalha para Portugal. Parabéns!", escreveu Luís Montenegro.
A medalha de Miguel Monteiro é a 26.ª medalha de ouro de Portugal em 11 participações em Jogos Paralímpicos.
Foto por Michael Reeves/Getty Images