Aqui fica o habitual cartaz cultural, para que possa aproveitar o fim de semana da melhor forma. Em Aveiro pode assistir, esta sexta-feira, às 21h30, no Teatro Aveirense, à estreia nacional do solo Hamlet 16x8, encenado por Marco António Rodrigues e interpretado por Rogério Bandeira.
No sábado, também pelo Teatro Aveirense (16h00), é inaugurada a instalação Houses of the Wind, que junta uma composição musical de John Luther Adams – vencedor de prémios como Pulitzer e Grammy – a uma intervenção arquitetónica do Diogo Aguiar Studio.
No domingo, pelas 18h00, acontece a abertura dos Festivais de Outono, com uma Gala Lírica, que junta o tenor Carlos Guilherme, a soprano Isabel Alcobia (também professora da UA) e a Orquestra Filarmonia das Beiras, sob direção do maestro Pablo Urbina. Para ver no Auditório Renato Araújo, na Universidade de Aveiro.
Esta sexta-feira, às 21h30, o espetáculo “Bela Senão Sem”, da Orquestra Jazz de Matosinhos com João Paulo Esteves da Silva, sobe ao palco do Cineteatro Alba, em Albergaria-a-Velha, integrado no Ciclo Tons Inteiros.
Em Ovar, as atenções viram-se para o Ovar Expande. Esta sexta-feira, acontecem três concertos: Bardino, às 21h30, na Sala Expande, Sara Cruz, às 22h30, na Sala Galeria e Margarida Campelo, na Sala Expande, às 23h30. No sábado, Emmy Curl abre a noite, às 21h30, na Sala Expande. Sem paragens, logo a seguir, na Sala Galeria, atua Gobi Bear, às 22h30. A quinta edição desta festa especial encerra como o concerto de Mirror People, marcado para as 23h30, na Sala Expande.
Pelo FIMUV – Festival Internacional de Música de Paços de Brandão, no sábado, há concerto de Vision String Quartet, coletivo de Berlim que tanto interpreta Ravel como samba, num estilo fresco e upbeat; no domingo o palco é da cantora Aurea, que o partilhará em registo sinfónico com cerca de 200 estudantes das três escolas oficiais de música de Santa Maria da Feira.
Pelo Centro de Artes de Águeda, este domingo, pelas 21h30, é apresentada a peça “Esperando Godot”, pelo Teatro Oficina Uzyna Uzona.
Já o Quartel das Artes, em Oliveira do Bairro, recebe, no sábado, pelas 16h30, o concerto comemorativo do Dia da Região de Aveiro, pela Orquestra Filarmonia das Beiras.