Este sábado, Jorge Castro Ribeiro, apresentador do programa “Música na Escola”, da Orquestra das Beiras, é o convidado da Arte no Tempo, no Museu de Aveiro/Santa Joana.O primeiro sábado do mês é, por norma, sinónimo de encontro com a música e o convidado de dezembro é, tal como na anterior sessão ‘Que música ouvimos?’ (com João Martins), alguém com uma forte relação com a música.
Jorge Castro Ribeiro (1966) é um musicólogo bem conhecido de diferentes gerações da cidade de Aveiro e não só. Muito activo na desmistificação da música, dos seus contextos e na aproximação dos públicos à música, o musicólogo tem apresentado um infindável número de concertos, sendo por isso também conhecido dos mais novos. Depois de ensinar no Conservatório de Música de Aveiro, passou para a universidade, onde concluiu o doutoramento e onde ocupa actualmente um lugar de professor associado e investigador, especializado em Etnomusicologia.
Enquanto investigador, o seu trabalho etnomusicológico, com base numa abordagem multidisciplinar, foca-se na circulação de música, músicos e instrumentos musicais nos universos lusófonos da Europa, África e Américas; na música como património cultural imaterial; e na música na história da sociedade e cultura em Portugal. Os seus interesses de investigação também incluem a música cabo-verdiana, migrações, estudos pós-coloniais, jazz, educação musical, entre outros. Realizou trabalho de campo em vários locais de Portugal continental, Madeira, Cabo Verde, Brasil, Gana e Angola.
Ainda no âmbito da transferência de conhecimento para a sociedade civil, além de conferências e palestras, tem publicações académicas a nível nacional e internacional nos domínios da musicologia e da etnomusicologia, incluindo livros, capítulos de livros, artigos, ensaios, gravações etnográficas e documentários audiovisuais.
Apresentou comunicações científicas em Portugal, Espanha, França, Reino Unido, Irlanda, Alemanha, Estados Unidos da América, Canadá, Brasil, Moçambique, Gana e África do Sul.