AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Cineteatro da Murtosa vai ser requalificado

Palcos

 

O município da Murtosa lançou, recentemente, o concurso público para a reabilitação e requalificação do Cineteatro da Murtosa. A empreitada tem um valor base, com IVA, de cerca de 2,65 milhões de euros e tem um prazo de execução de 20 meses.

A profunda intervenção de requalificação do histórico edifício, dotará o equipamento de condições técnicas de excelência para o acolhimento de eventos culturais de toda a natureza, incluindo a exibição de cinema, devolvendo à comunidade um espaço emblemático, que se assumirá com a principal casa de espetáculos do concelho da Murtosa.

Para além da reabilitação da sala principal, respeitando a identidade do teatro e adequando-o às exigências atuais em matéria de segurança, acessibilidade e conforto, a obra prevê a criação de um conjunto de áreas multifuncionais, capazes de acolher acontecimentos de menor dimensão, como conferências, colóquios, apresentações de livros, entre outros, acrescentando, ainda, no tardoz do edifício, um novo corpo onde se concentrarão as áreas técnicas, como o cais de acesso ao palco, camarins, salas de ensaio e espaços de infraestruturas de suporte ao funcionamento do equipamento.

O edifício do Cineateatro da Murtosa foi projetado e construído na terceira década do século XX com o intuito de albergar o Teatro, a Casa para os Bombeiros, a Casa para os Escuteiros e as Escolas da Murtosa. Aí funcionaram, sucessivamente, até 1977, o Colégio da Murtosa, denominado primeiro como “Externato 29 de Outubro” e posteriormente como “Externato S. João de Brito” e, após o 25 de Abril, o Ciclo Preparatório.

Tendo sido o primeiro edifício construído de raiz para serviços públicos na Murtosa, albergou, desde a sua inauguração, a Junta da Freguesia da Murtosa e a Sede do Agrupamento 190 da Murtosa do Corpo Nacional de Escutas. Em 1981 foi lá instalado o Museu Etnográfico da Murtosa.

Recorde-se que, em dezembro último, o município da Murtosa assumiu a gestão do edifício na sequência do protocolo/contrato de comodato assinado com Junta de Freguesia da Murtosa, proprietária do espaço, passo fundamental para a concretização da intervenção.

 

Pão Pão Publicidade

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.