A Câmara Municipal de Aveiro congratula-se com a aprovação da Zona Livre Tecnológica “ZLT Aveiro”, agora oficializada através da Portaria n.º 119/2025/1, publicada no Diário da República. Esta iniciativa, segundo destaca a autarquia, reforça o posicionamento de Aveiro como um dos principais polos de inovação tecnológica em Portugal e na Europa, consolidando o município e a região como um laboratório vivo para o desenvolvimento e teste de novas tecnologias em ambiente real.
A ZLT Aveiro, liderada pela Universidade de Aveiro (UA) em consórcio com a Câmara Municipal de Aveiro, Câmara Municipal de Ílhavo, Instituto de Telecomunicações (IT), Parque de Ciência e Inovação, TICE.PT e a Administração do Porto de Aveiro, constitui um ecossistema privilegiado para experimentação e teste de tecnologias emergentes nas áreas das comunicações, mobilidade, transportes, cidades inteligentes, espaço e ambiente.
A ZLT Aveiro permitirá testar, em condições reais, tecnologias inovadoras como redes 5G e IoT, veículos autónomos, inteligência artificial, cibersegurança e novas soluções de conectividade. Com uma abrangência terrestre, estuarina e marítima, a infraestrutura oferece condições únicas para o desenvolvimento de soluções tecnológicas disruptivas, promovendo a ligação entre investigação, indústria e administração pública.
Aveiro tem-se afirmado como um hub de inovação tecnológica através de projetos como o Aveiro Tech City, que promovem a atração de talento e investimento. Esta aposta contínua permite a experimentação de novas tecnologias num ambiente urbano controlado, impulsionando a inovação e atraindo novas oportunidades para a Região.
Um dos grandes contributos para esta ZLT vem da infraestrutura Aveiro Tech City Living Lab, que demonstra a responsabilidade da CMA e dos seus parceiros – UA e IT – em rentabilizar ao máximo os investimentos financiados pela União Europeia. Recorde-se que esta infraestrutura foi um dos resultados do projeto Aveiro STEAM City, consolidando Aveiro como uma cidade pioneira na experimentação e desenvolvimento de tecnologias de ponta.