O Estaleiro – Estação Científica de Ílhavo vai realizar no dia 24 de maio, às 18h00, no auditório do Museu Marítimo de Ílhavo, o talk-show “Stem Cells Rock”, dedicado à investigação em células estaminais e à sua relevância para a saúde humana. Dirigido à comunidade em geral, o evento assume um formato inovador e dinâmico, combinando entrevistas, sátira ao marketing de produtos, sketches, momentos jocosos e dramáticos, além de música ao vivo com uma banda criada especialmente para a ocasião.
O objetivo é explicar temas complexos de forma acessível, desmistificando conceitos e combatendo pseudociência, com a participação de cientistas, artistas e comunicadores de ciência em palco. Ricardo Neves, investigador do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC) e do Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia (CiBB), explica que a perceção pública das células estaminais muitas vezes se limita à ideia de que estas apenas se recolhem no nascimento, algo que fica aquém da realidade. Segundo o coordenador da iniciativa, “todos os nossos órgãos possuem células estaminais que permitem que o nosso corpo se renove e funcione diariamente; quando há falhas neste processo, entramos num estado de doença”.
Além do tema das células estaminais, o talk-show abordará assuntos como o nascimento, o desenvolvimento, a saúde e a morte, numa abordagem leve e envolvente que pretende consciencializar os participantes para a importância de uma vida saudável. A entrada é gratuita, mas requer inscrição prévia através do formulário online disponível em https://forms.gle/gzNz1Yvm6mBnbLE1A.
O projeto “Talk-Show: Stem Cells Rock!” é uma parceria entre o CNC-UC / CiBB, a Casa da Música, a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro - Universidade de Aveiro e conta com o apoio da Sociedade Portuguesa de Células Estaminais e Terapia Celular.