AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Doutorando da UA vence James Dyson Award em Portugal

Sociedade

Já é conhecido o vencedor da primeira edição do James Dyson Award em Portugal. Trata-se do Flattie, projeto que tem como objetivo tornar o transporte de um capacete mais fácil e conveniente, a par de contribuir para a economia circular, e que foi criado por Gabriel Serra, aluno de doutoramento da Universidade de Aveiro (UA).

O Flattie tem como principal objetivo a promoção da utilização do capacete numa altura em que a micromobilidade urbana é uma tendência em crescimento: em Portugal, 48% dos condutores de automóveis complementa a mobilidade com trotinetas e bicicletas, bem como transportes públicos, de acordo com Observador Cetelem Automóvel 2023. No entanto, este aumento vem acompanhado de um crescimento no número de acidentes e ferimentos. Em quatro anos, os feridos em acidentes que envolvem bicicletas, trotinetas e skates quase triplicaram. Em 2022, o INEM registou 6,280 feridos, enquanto que em 2021 foram 3,251.

O capacete dobrável com um forro de cortiça aglomerada tem um revestimento de poliuretano termoplástico (TPU) e as cavidades contêm fluído espessante de cisalhamento (STF), materiais que proporcionam uma proteção robusta contra impactos, mantendo a flexibilidade. Quando dobrado completamente, fica com uma dimensão semelhante a um computador portátil de 15’’.

O seu criador, designer industrial e estudante de doutoramento em Engenharia Mecânica na Universidade de Aveiro, aponta a psicologia do consumo, a economia circular e sustentabilidade, e o marketing como algumas das suas áreas de interesse. O vencedor português vê no James Dyson Award a oportunidade de operacionalizar o projeto e concretizar o seu sonho de o colocar no mercado.

Vencer a fase nacional do James Dyson Award resulta num prémio de 5,700 euros para o Flattie. Segundo o vencedor, Gabriel Serra, a próxima fase do projeto consiste no aperfeiçoamento do produto, em termos de design e testes com utilizadores.

A lista dos 20 melhores projetos a nível internacional será anunciada a 18 de outubro, e os vencedores internacionais a 15 de novembro.

Automobilia Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.