Estudantes simularam sessão do Parlamento Europeu na UA

 

 

 

Ao longo dos dois últimos dias, o Europe Direct Viseu Dão Lafões, numa parceria com a Universidade de Aveiro (UA), dinamizou a 10.ª edição do Concurso Universitário “Simulação do Parlamento Europeu”. Este concurso teve por objetivo colocar os estudantes de Economia desta instituição, assim como a comunidade académica em geral, a discutir assuntos que marcam a agenda da União Europeia (UE).

 

O primeiro dia foi exclusivamente dedicado ao desenvolvimento de propostas pelos alunos. No segundo dia desta iniciativa, a sessão de abertura contou com intervenções de Nuno Martinho, secretário executivo da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões (entidade que acolhe o Europe Direct), Pedro Valente, diretor do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, Sandra Soares, vice-reitora da UA, e Marta Ferreira Dias, professora na UA.

 

Num segundo momento, os estudantes apresentaram as propostas que levaram a concurso. Cada uma das propostas foi antecedida por uma intervenção temática de enquadramento por parte de oradores convidados.

 

Assim, Licínia Simão, professora de Relações Internacionais na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, falou sobre “A dimensão da UE”, seguindo-se o tema “O impacto das crises de refugiados na UE”, por Tiago Marques, Responsável de Equipa Norte do Núcleo de Apoio à Integração de Refugiados do Alto Comissariado para as Migrações. Depois, Marlene Amorim, Professora Auxiliar no Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial e Turismo da UA, abordou o tema “A UE e o futuro do mercado do trabalho”. Finalmente e em formato online, Narciso Nunes, Gestor Internacional especializado em Exportação e Sustentabilidade, encerrou a apresentação das propostas com uma intervenção sobre “A UE e a transição verde nas empresas”.

 

Partilhar

Post a Comment