
Chef português homenageia Aveiro na cidade de São Paulo
Para quem conhece o bairro da Beira-Mar, em Aveiro, e a famosa Ponte de Carcavelos, o logotipo exibido à entrada não deixa margem para dúvidas. É uma casa inspirada na cidade da ria, plantada a milhares de quilómetros de distância. Aveiro dá nome a um reconhecido restaurante de cozinha portuguesa em plena zona dos Jardins, na cidade de São Paulo, no Brasil.
O espaço surgiu da iniciativa de Filipe Ferreira, chef português que está radicado no Brasil há mais de 20 anos. Depois do sucesso alcançado com o seu restaurante em nome próprio da cidade do Recife, em Pernambuco, Filipe Ferreira arriscou levar a sua cozinha até à cidade onde tudo acontece (São Paulo tem mais de 12 milhões de habitantes), abrindo um restaurante Hotel George V.
Na hora de escolher um nome para o espaço, decidiu-se pela cidade da ria, “pela tradição que a região tem na pesca de bacalhau e na transformação do bacalhau”, refere o chef natural de Viana do Castelo e que faz do “fiel amigo” um dos principais ingredientes da sua cozinha.
A carta aí está para o comprovar: bolinhos de bacalhau, pataniscas de bacalhau, arroz de bacalhau, bacalhau à Filipe, bacalhau à Lagareiro e bacalhau a Gomes de Sá, vão preenchendo a lista, a par com outros pratos de inspiração portuguesa.
Já a decoração interior do Restaurante Aveiro vai buscar inspiração à azulejaria tradicional da região.
Pingback: Chef português homenageia Aveiro na cidade de São Paulo - AveiroMag - Carcavelos News