IT e Pedro Machado entre os homenageados pela Câmara de Aveiro

 

 

O executivo camarário aveirense aprovou, esta quinta-feira, as distinções honoríficas municipais, que serão entregues na sessão solene do Feriado Municipal de 12 de maio, nos Paços do Concelho.

 

 

Na celebração dos seus 30 anos, será distinguido o Instituto de Telecomunicações, uma entidade que tem como missão a investigação e desenvolvimento na área de Tecnologias de Informação e Comunicação e Eletrónica (TICE), com o grau de prata.

 

Pedro Machado, atual presidente da direção da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal (TCP), é outro dos homenageados pelo trabalho que tem desenvolvido “como gestor público na área do turismo, evidenciando a sua profunda ligação ao território da Região Centro e ao Município de Aveiro, onde a referida entidade tem a sua sede”.

 

Armando Regala, reconhecido cartoonista aveirense, também será condecorado. Esteve emigrado nos Estados Unidos da América, onde reproduziu imagens da sua cidade em cartoons e moldou figuras típicas no barro. Na diáspora continuou a criar cartoons sobre Aveiro para os jornais O Litoral e O Aveiro, assim como para o Pasquim da Confraria de São Gonçalo, tendo recebido, em 1990, o prémio de Melhor Cartoonista de Aveiro.

 

Entre os distinguidos está também o atleta Diogo Filipe de Almeida Rego. Iniciou, desde tenra idade, a prática de natação com a sua condição de possuidor de síndrome de Down, integrando desde 2009 a equipa de alta competição de Natação Adaptada do Sporting Clube de Aveiro, tendo já sido galardoado a nível nacional com vários títulos desde 2010.

 

O leque de homenageados é ainda composto por Hernâni Santos, a referência do Gabão de Aveiro. Veio para Aveiro com apenas 17 anos, para trabalhar como alfaiate, e que após uma breve passagem por Águeda, exercendo sempre o seu ofício de alfaiate, veio fazer o serviço militar para Aveiro, após o qual foi trabalhar para a Alfaiataria Brito e, mais tarde, para a Alfaiataria Portugal, sempre como encarregado. A convite da Confraria de Aveiro, em 1989, começou a fazer Gabões de Aveiro, não só para os confrades, mas também para a Mordomia de São Gonçalinho, e outros cidadãos aveirenses, sendo à data o único alfaiate ainda a exercer na cidade de Aveiro e que continua a fazer os famosos Gabões de Aveiro.

 

A sessão solene contará com os discursos do presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), José Ribau Esteves, do presidente da Assembleia Municipal de Aveiro, Luís Souto Miranda e de um representante dos condecorados, em representação das instituições e personalidades distinguidas.

Partilhar

Post a Comment